O Laboratório de Leitura como dinâmica de formação humanística para residentes farmacêuticos clínicos
Data
2022-05-16
Tipo
Tese de doutorado
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Resumo
A formação e o treinamento dos farmacêuticos clínicos modernos têm sido orientados pelas recomendações do documento “Standards and Guidelines for the Accreditation of the Pharmacy Professional Program” lançadas pela Accreditation Council for Pharmaceutical Education (ACPE) norte-americana. No Brasil, essas orientações foram inseridas nas denominadas "Diretrizes Curriculares Nacionais" (DCNs) que, por sua vez, têm promovido mudanças curriculares na carreira do farmacêutico clínico.
O cerne desta reformulação curricular é a urgência em incorporar disciplinas, cursos ou atividades que possibilitem a formação humanística dos futuros profissionais. No entanto, e apesar desses impulsos regulatórios, publicações acadêmicas na área de educação farmacêutica entre os anos de 2010-2020 mostram ainda uma tímida implantação de disciplinas ou cursos permanentes que atendam à formação preconizada pelas DCNs. Objetivo: Diante desse panorama, esta pesquisa teve como objetivo descrever, analisar e avaliar um curso de formação humanística, denominado “Laboratório de Leitura” (LabLei), que foi realizado com um grupo de farmacêuticos pertencentes à residência em Farmácia oferecida pelo Departamento de Farmácia do Hospital de Clínicas de São Paulo. Métodos: Toda a dinâmica do “Laboratório de Leitura” foi desenvolvida por um coordenador que mediou um total de 24 sessões de tipo mesa-redonda utilizando cinco livros de Literatura de ficção como recurso didático. Os dados empíricos da experiência foram o diário de campo, as gravações das reuniões, os relatos finais e as entrevistas de História Oral com os participantes. Após toda a textualização dos dados, foi realizada uma análise descritivo-interpretativa articulada com referenciais teóricos da área de educação na saúde, educação em farmácia, da filosofia e da Literatura. Este estudo foi desenhado e conduzido com base em referências metodológicas da área da pesquisa qualitativa em saúde e da área da educação em saúde. Assim, foi escolhida uma abordagem epistemológica-analítica embasada nas referências da fenomenologia-hermenêutica.
Resultados: Os resultados desta tese são apresentados em quatro artigos. Um artigo de revisão da literatura, ou estado da arte do tema, e outros três que ilustram os resultados das diferentes análises dos ciclos do Laboratório de Leitura. O primeiro artigo mostra uma perspectiva de análise a partir dos temas de pensamento crítico-reflexivo e habilidades comunicativas. O segundo artigo se debruça em uma análise centrada no benefício do LabLei no fomento das habilidades afetivas. Por fim, um último artigo mostra os resultados a partir do tema da empatia. Conclusão: Como principal conclusão, destaca-se que a dinâmica do LabLei promoveu um espaço de debate e troca de opiniões onde foram abordadas questões éticas que contribuíram para o desenvolvimento de habilidades caras à profissão. Neste sentido, o LabLei contribuiu na formação dos residentes seguindo as premissas do programa de residência em Farmácia e fomentando o pensamento crítico deste grupo de estudantes. Pode-se dizer que este trabalho brindou resultados que contribuem para a interlocução com outros estudos da área no que tange ao uso das humanidades – especialmente a Literatura – como ferramenta auspiciosa nesta área.