Um passeio pela corte: imagens do Rio de Janeiro nas memórias de um sargento de milicias

Imagem de Miniatura
Data
2021-09-22
Autores
Pinto, Cinthia Cardoso [UNIFESP]
Orientadores
Abreu, Mirhiane Mendes de
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Memórias de Um Sargento de Milícias é um romance cujo cenário aborda as grandes transformações ocorridas no Rio de Janeiro por ocasião da vinda da família real portuguesa e outros habitantes. Diante disso, o objetivo dessa apresentação é examinar o processo de desenvolvimento da narrativa através da trajetória do personagem principal, Leonardo e de suas peripécias, compreendendo neles o humor como forma de questionamento do processo de padronização dos hábitos brasileiros em contraste com as etiquetas sociais vindas da Europa. O que se pretende compreender é como o livro, fazendo o uso da crônica, traça as interferências nos hábitos e costumes brasileiros naquele processo de urbanização e como isso afetou as formas de convívio social naquele momento.
Memorias de Um Sargento de Milícias is a novel whose scenario addresses the great transformations that took place in Rio de Janeiro on the occasion of the arrival of the Portuguese royal family and other inhabitants. From this, the purpose of the presentation is to examine the trajectory of the main character, Leonardo and the process of development of his adventures, analyzing the process of humor entry as a contrast with Brazilian habits in contrast with European social labels. What is intended to understand is how the book, making use of Brazilian habits and customs so influenced by the urbanization process and how this was as forms of contemporary social influences.
Descrição
Citação
Pinto, Cinthia c. Um passeio pela corte: Imagens do Rio de Janeiro nas Memórias de Um Sargento de Milícias. dissertação de mestrado do programa de pós-graduação em Letras. Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo,2021.60 p.
Coleções