Naruto e Boruto: entre a modernidade e a tradição japonesa.

Data
2022-02-11
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Nos dias de hoje, o mangá e a animação são produtos japoneses, representativos de exportação mundial. Dado esse pressuposto, esta pesquisa estuda o mangá Naruto e sua continuação, o filme Boruto: Naruto the movie, com o intuito de observarmos as questões no âmbito da tradição e da modernidade japonesas. Ao considerarmos aspectos dessas obras e do folclore japonês, presente em ambas as modalidades, propomos compreender o motivo pelo qual é utilizado o signo do ninja e o código moral do caminho do samurai. Para isso, analisamos o código dos samurais, o símbolo do ninja, assim como o das figuras folclóricas constituídas no enredo e, por fim, a partir do método kishōtenketsu, uma avaliação do filme. O recorte dessas duas obras se justifica pela possibilidade de pensarmos em como a mensagem transmitida pelo autor Masashi Kishimoto é compreendida nos dias de hoje, tanto dentro do Japão, quanto pelo restante do mundo. Dessa forma, a hipótese que defendemos aqui é a de que há, nessas obras, a criação de um novo caminho do samurai, uma vez que, nessa recriação, Kishimoto, além de passar para o resto do mundo uma mensagem de esperança, aborda os problemas em que o novo público jovem tem de enfrentar.
Nowadays, manga and animation are Japanese products, representative of its world exports. Via this assumption, this research studies the manga Naruto and its continuation, the film Boruto: Naruto the movie, in order to observe the issues within the scope of Japanese tradition and modernity. Through this work, when aspects of these narratives and Japanese folklore are considered, present in both modalities, understanding the reasons for the uses of the Ninja as a symbol as well as the Way of the Samurai as a moral code is proposed. For this, we analyzed the samurai code, the symbol of the ninja, as well as the folk figures constituted within the story and, finally, from the kishōtenketsu method, an evaluation of the film. The selection of these two creations is justified by the possibility of thinking about how the message transmitted by the author Masashi Kishimoto is understood today, both within Japan and by the rest of the world. In this way, the hypothesis that is defended in this work is that there is, within these tales, the creation of a new Way of the Samurai, since, in this recreation, Kishimoto, in addition to passing on a message of hope to the rest of the world, addresses problems that the new young audience must face.
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