• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • História
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Trabalhos de conclusão de curso
  • História
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Tramas de vida e de morte: uma narrativa sobre o colonialismo e seus conflitos na obra "Ninguém matou Suhura", de Lília Momplé (1935 - 1974)

Thumbnail
View/Open
Trabalho de conclusão de curso (5.601Mb)
Date
2022-02-09
Author
Pereira, Aline Rosa
Advisor
Santos, Patricia Teixeira
Type
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Metadata
Show full item record
Abstract
A obra “Ninguém Matou Suhura” (1988) de Lília Momplé trata-se de uma coletânea de contos que se passam na Ilha de Moçambique e em Angola no período entre 1935 a 1974. Em cada uma das histórias há a tessitura do conflito colonial que dá a dimensão da trama da vida e da morte, na qual o fim da existência ‒ física ou social ‒ da pessoa colonizada é nitidamente caracterizada como roubo, uma vez que em cada conto algo em comum lhe é roubado: a dignidade, cada um à sua maneira. Sem dúvidas, a maior acusação que se faz ao colonialismo é que ele é usurpador. Assim, a análise crítica aqui proposta seguirá pelos seguintes focos investigativos no primeiro momento: o esforço da autora no campo da disputa narrativa, a morte física e simbólica como uma negação ao direito de expressão e as noções de tempo histórico africano em contraponto à noção de tempo do colonialismo. Posteriormente, os eixos da análise seguirá os passos propostos pela obra discutindo, então, o que foi a exploração do trabalho, a segregação racial e objetificação do corpo feminino e, por fim, o enfrentamento direto das relações estabelecidas entre portugueses e africanos.
Citation
Pereira, Aline Rosa. Tramas de vida e de morte: Uma narrativa sobre o colonialismo e seus conflitos na obra ‘Ninguém Matou Suhura’, de Lília Momplé (1935 - 1974) / Aline Rosa Pereira. São Paulo, SP: UNIFESP, 2022. 102f.
Keywords
Colonialismo
Narrativa
Tessitura
Violência Colonial
Racismo
Trabalho Doméstico
Trabalho Forçado
Feminicídio
Subalternidade
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63469
Collections
  • História [233]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV