Análise da Expressão de miRNAs em neurônios diferenciados a partir de iPSC in vitro de indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Imagem de Miniatura
Data
2022-02-08
Autores
Manzini, Camila Estevam [UNIFESP]
Orientadores
Teixeira, Taiza Stumpp [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O transtorno do espectro autista (TEA) é um transtorno do neurodesenvolvimento que apresenta importante componente ambiental. Assim, além da predisposição genética, os aspectos epigenéticos parecem estar envolvidos com esse transtorno. Alguns estudos têm demonstrado, por exemplo, alteração da expressão de microRNAs (miRNAs) no cérebro pós-mortem de pacientes com TEA. Nosso grupo demonstrou que, em modelos experimentais de TEA, miRNAs têm sua expressão alterada. Entretanto, não existem estudos amplos sobre as características epigenéticas, especialmente de miRNAs, neste transtorno. Assim, o objetivo deste estudo é investigar possíveis alterações na expressão de miRNA em neurônios diferenciados in vitro a partir de iPSC de pacientes TEA. 3 Pacientes com diagnóstico clínico de TEA e 3 homens adultos voluntários já foram recrutados. A partir das células do sangue foram obtidas iPSC, as quais foram diferenciadas em neurônios; estes, por sua vez, foram submetidos à extração de miRNAs, e a qPCR foi feita para os miRNAs mir-23a, miR-106b e miR-132 não obtendo resultados. No entanto, genes-alvo desses miRNAs foram identificados e uma análise bioinformática foi realizada, demonstrando que esses miRNAs participam da regulação da sinalização sináptica.
Descrição
Citação
MANZINI, C. E. Análise da Expressão de miRNAs em neurônios diferenciados a partir de iPSC in vitro de indivíduos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA). São Paulo, 2022. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biomedicina) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2022.
Coleções