• RI - Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Sobre
    • RI Unifesp
    • Documentos
    • Tutoriais
    • Perguntas frequentes
    • Atendimento
    • Equipe
  • English 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Login
View Item 
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Letras
  • View Item
  •   DSpace Home
  • Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)
  • Teses e Dissertações
  • PPG - Letras
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

O lugar da adaptação na formação de leitores de literatura: o caso de Dom Casmurro adaptado para HQ

Thumbnail
View/Open
Dissertação de mestrado (6.205Mb)
Date
2021-05-28
Author
Souto, Milena de Andrade [UNIFESP]
Advisor
Telles, Luís Fernando Prado
Type
Dissertação de mestrado
Metadata
Show full item record
Alternative Title
The place of the adaptation in the formation of literature readers: the case of Dom Casmurro adapted for HQ
Abstract
Esta dissertação propõe-se a observar as adaptações literárias de clássicos da literatura universal para História em Quadrinhos para o público infantojuvenil e o seu funcionamento na formação literária dos alunos pertencentes aos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, com foco especial na obra Dom Casmurro (1997), de Machado de Assis, e Dom Casmurro da série Clássicos Brasileiros em HQ, Editora Ática (2012), da autoria de Ivan Jaf e com ilustrações de Rodrigo Rosa, obra pertencente ao Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) do ano de 2013. Os objetivos da pesquisa contemplam construir uma reflexão sobre as possibilidades de práticas de leitura realizadas nas escolas e em espaços não escolares, considerando o papel do professor como mediador de leitura, estabelecendo reflexões acerca do letramento literário e da formação do gosto leitor nos anos escolares, trazendo considerações dos autores Cosson (2014, 2016), Soares (1999), Dalvi (2013) e Jouve (2012), questões referentes às narrativas ficcionais de acordo com Eco (1994), a formação de novos leitores a partir de adaptações de obras clássicas com base nos autores Machado (2002) e Feijó (2010), a questão de obras clássicas da leitura a partir de Calvino (1993) e Machado (2002) e adaptação de acordo com Hutcheon (2013), mediação de leitura a partir das considerações dos autores Ceccantini (2009) e Silva (2009) e estudos sobre os quadrinhos de Ramos (2010), Pina (2014) e Rodrigues (2014). Além de apresentar um levantamento de dados sobre o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) considerando os editais lançados e as aquisições realizadas nos anos de vigência do programa, focalizando a inserção de HQ na lista de obras contempladas pelo programa, a partir de Yamaguti (2018) e Fernandes (2017). Além disso, foi realizada uma investigação acerca do conceito de literatura que os documentos oficiais educacionais nacionais expõem, relacionando com as definições explanadas por Compagnon (1999) e Culler (1999). Com inspiração nos círculos de leitura apresentados por Cosson (2014) e no laboratório de leitura de Gallian (2017), foi criado uma metodologia para auxiliar professores na mediação de leitura e interpretação de obras em HQ adaptadas de clássicos da literatura, a qual foi intitulada de “Oficina de Leitura: o romance e a HQ”, trazendo um roteiro de atividades que contemplam as cinco categorias narrativas: narrador, personagens, enredo, tempo e espaço. Desta forma, a pesquisa visa a contribuição para os estudos nas áreas de literatura, ensino e HQ.
 
This dissertation aims at perceiving and analyzing the adaptations of literature classics into comics for the general juvenile audience. Also, another objective of this study is to evaluate the literary development of middle and high schoolers while being exposed to Dom Casmurro (1997), written by Machado de Assis and adapted as a comic book by Editora Ática (2012), written by Ivan Jaf and illustrated by Rodrigo Rosa. The purpose of this research is to promote reflection on the practice of literary reading in schools and non-school spaces, taking into consideration the role of the teacher as mediator during the reading process. This paper reflects upon literary literacy and student engagement in reading rooted on the works of Cosson (2014, 2016), Soares (1999), Dalvi (2013) e Jouve (2012); fictional narratives according to Eco (1994); new readers engagement based on classic literature adaptation as discussed by Machado (2002) and Feijó (2010); considerations of reading classic literature by Calvino (1993) and Machado (2002); adaptation as examined by Hutcheon (2013); reading mediation according to Ceccantini (2009) and Silva (2009), and studies about comics by Ramos (2010), Pina (2014) and Rodrigues (2014). The study also provides some data over Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) based on the inclusion of comics as part of their program, Yamaguti (2018) and Fernandes (2017). With regard to the concept of literature established in the Brazilian Official Education Documents, an investigation was carried out taking into account the works of Compagnon (1999) and Culler (1999). Inspired by the reading circles strategy - as highlighted by Cosson (2014) - and the reading lab - based on Gallian (2017) - a new methodology was developed in order to support teachers on the mediation of literary reading. This methodology also aims at assisting teachers with the comprehension of comics adapted from classic literature. The literary project is named “Reading Workshop: Novels and comics”, and it promotes the five categories of narrative: narrator, characters, plot, time and setting. Thus, the research seeks to contribute towards the fields of literature, teaching and comics.
 
Keywords
Ensino
Literatura
Adaptação
HQ
Oficina
Teaching
Literature
Adaptations
Comics
Workshop
Sponsorship
Não recebi financiamento
URI
https://repositorio.unifesp.br/xmlui/handle/11600/63068
Collections
  • PPG - Letras [241]

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV
 

 

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit DateThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsBy Submit Date

My Account

Login

Statistics

View Usage Statistics

DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
Contact Us
Theme by 
Atmire NV