Os impactos causados pela Covid 19 no setor de transporte aéreo brasileiro segundo a Dinâmica Financeira de Fleuriet

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Date
2022-02-12
Authors
Abib, Maria Clara de Oliveira [UNIFESP]
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Silva, Sandro Braz [UNIFESP]
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Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Abstract
O presente trabalho tem como objetivo principal avaliar os possíveis impactos da pandemia de COVID-19 no setor aéreo brasileiro segundo a dinâmica financeira de Fleuriet. Foi apresentado o processo histórico do setor aéreo brasileiro, desenvolvendo a pesquisa com o foco nas duas principais empresas de transporte aéreo de mercado aberto no país: Gol e Azul. Para a análise dos impactos foi utilizado o Modelo Dinâmico de Balanço proposto por Michael Fleuriet na década de 70 para a análise de dados das duas companhias, propondo um comparativo entre as variáveis de Ativo Circulante Financeiro (ACF), Ativo Circulante Operacional (ACO), Passivo Circulante Operacional (PCO) e Passivo Circulante Operacional (PCO), bem como do Capital de Giro (CDG), Saldo em Tesouraria (ST) e Necessidade de Capital de Giro (NGC). Para isso, a metodologia aplicada é de pesquisa básica, experimental, quantitativa, analítica e exploratória, utilizando Balanços Patrimoniais das duas empresas, retirados do Economática e realizando uma comparação entre os anos de 2017 e 2021. Os principais resultados obtidos foram de que houve impactos causados pelo Covid-19 no setor de transporte aéreo segundo a Dinâmica Financeira de Fleuriet, principalmente em 2020, sendo recuperado em 2021. Como proposta para futuras pesquisas, aprofundar se houve impacto causado pelo Covid-19 nos demais setores de transporte: Naval, Ferroviário e Rodoviário.
The main objective of this work is to evaluate the possible impacts of the COVID-19 pandemic on the Brazilian airline sector according to Fleuriet's financial dynamics. The historical process of the Brazilian air sector was presented, developing the research with a focus on the two main open market air transport companies in the country: Gol and Azul. For the analysis of the impacts, the Dynamic Balance Sheet Model proposed by Michael Fleuriet in the 70s was used to analyze data from the two companies, proposing a comparison between the variables of Current Financial Assets (ACF), Current Operating Assets (ACO), Operating Current Liabilities (PCO) and Operating Current Liabilities (PCO), as well as Working Capital (CDG), Treasury Balance (ST) and Working Capital Need (NGC). For this, the methodology applied is of basic, experimental, quantitative, analytical, and exploratory research, using Balance Sheets of the two companies, taken from Economática and performing a comparison between the years 2017 and 2021. The main results obtained were that there were impacts caused by Covid-19 in the air transport sector according to Fleuriet's Financial Dynamics, mainly in 2020, being recovered in 2021. As a proposal for future research, deepening whether there was an impact caused by Covid-19 in other transport sectors: Naval, Rail and Road.
Description
Citation
ABIB, Maria Clara de. Os impactos causados pelo Covid-19 no setor de transporte aéreo segundo a dinâmica financeira de Fleuriet. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de São Paulo, Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Osasco, 2022.