De verme a sobrevivente: o sujeito discursivo em "Maus", de Art Spiegelman
Date
2021-02-23Author
Vieira, Isabela Rodrigues
Advisor
Ramos, Paulo EduardoType
Dissertação de mestradoMetadata
Show full item recordAlternative Title
From worm to a survivor: the subject in "Maus", by Art SpiegelmanAbstract
Maus (SPIEGELMAN, 2009), ao narrar a história de um filho de sobreviventes e as
consequências da Segunda Guerra Mundial em sua família, utiliza de diferentes
planos e ângulos de visão responsáveis por produzirem diferentes efeitos de
sentido, a partir de instâncias ideológicas que determinarão o lugar de fala e a/as
posição/posições do sujeito. A pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a
materialidade discursiva da personagem Vladek Spiegelman, por meio do discurso
sócio-histórico, comprova para a constituição do sujeito discursivo, por intermédio
das formações discursivas e ideológicas propostas pela Análise do Discurso (AD)
de linha francesa, a partir dos estudos de Pêcheux (1988, 2014), Foucault (2008;
2016) e Courtine (2014). Um dos fatos que mais chamam a atenção em Maus é a
forma como o quadrinista constrói as personagens que, ao retratar as diferentes
etnias, utiliza do antropomorfismo (os judeus, os ratos; os alemães, os gatos; os
poloneses, os porcos etc.). Ao longo da narrativa, podemos identificar três vieses
narrativos: a história de sobrevivência de Vladek Spiegelman, o relacionamento
complicado entre pai e filho, e a própria história de Art. Para a análise, então,
partiremos do princípio de que nos dois vieses narrativos, a história de
sobrevivência de Vladek e o relacionamento entre Art e Vladek, presentes na
história em quadrinhos, há dois padrões, aos quais chamaremos de Formação
Discursiva genocídio e Formação Discursiva familiar. A partir de cada FD,
analisaremos, por meio da construção de tempo e espaço, proposta por Cagnin
(2014), Ramos (2016) e Eisner (2012), como o discurso sócio-histórico, ao emergir
na materialidade discursiva dada pelo antropomorfismo, constitui Vladek
Spiegelman em um sujeito discursivo. Analisaremos seis trechos correspondentes
ao viés narrativo 1: FD genocídio; e seis ao viés narrativo 2: FD familiar. Para isso,
partiremos das seguintes categorias: a relação de força, responsável por determinar
o lugar de fala do sujeito; o pré-construído, as verdades construídas no discurso; a
memória, que funciona como um jogo entre o passado e atualidade; e o tempo e o
espaço, elementos essenciais dos quadrinhos. Em cada FD temática, existirá uma
posição de sujeito e, consequentemente, formações ideológicas distintas capazes
de proporcionar uma relação de força. Para a literatura teórica dos quadrinhos, o
uso do antropomorfismo possui um significado que vai além do imaginário gato e
rato como inimigos naturais. A construção do cenário, as alternâncias de tempo e a
forma como as personagens são posicionadas corroboram o autoritarismo e
demarcam as consequências da guerra na vida de Art e no relacionamento com o
pai, Vladek. A construção do tempo é essencial para determinar o antropomorfismo
em Vladek como um sujeito discursivo e ideológico, afinal, quando a personagem
está no contexto da guerra, notamos que as ações e os acontecimentos se dão,
justamente, por ser retratado como um rato, enquanto os momentos que
atravessam o pós-guerra, as interpelações de sujeito presente em Vladek, são
indiferentes em relação ao antropomorfismo, ou seja, são outros fatores que o
determinarão como um sujeito discursivo. Maus (SPIEGELMAN, 2009), by telling the story of a survivor’s son and the
consequences of World War II for his family, draws on different points of view that
generate different meanings from which ideological instances will determinate the
place of speech and the positions of the subject. The research aims to analyze how
the discursive materiality of the character Vladek Spiegelman, through social-historical
discourse, confirms the constitution of the discursive subject, through the discursive
and ideological formations proposed by the Discourse Analysis (FDA), based on the
studies of Pêcheux (1988, 2014), Foucault (2008; 2016) and Courtine (2014). One of
the highlighting facts of Maus is how the author builds his characters that, by portraying
different ethnicities, applies the anthropomorphism (jews, rats; germans, cats; polishs,
pigs etc.). In the course of the narrative, we can identify three different narrative biases:
the survival story of Vladek Spiegelman, the complicated relationship between father
and son, and Art's own story. For the analysis, then, we will assume that there are two
patterns in the two narrative biases, the story of Vladek's survival and the relationship
between Art and Vladek, present in the comic book, which we will call the Genocide
Discursive Formation and the Family Discursive Formation. From each DF, we will
analyze, through the construction of time and space, proposed by Cagnin (2014),
Ramos (2016), and Eisner (2012), how socio-historical discourse, by emerging in the
discursive materiality provided by anthropomorphism, constitutes Vladek Spiegelman
in a discursive subject. Accordingly, we will analyze six passages on the first narrative
line: Genocide Discursive Formation; and six from the second narrative line: Family
Discursive Formation. To do so, we start from the following categories: the power
relation, responsible for determining the subject’s place of speech; the pre-built, which
are the truths conceived inside the speech; the discourse memory, that works as a
game between the past and the present; time and space, indispensable elements for
the comic books. In each thematic Discursive Formation, there will be the subject’s
position and, therefore, different ideological formations that will provide a power
relation. For the comic books' theoretical reading, the use of anthropomorphism offers
a meaning far beyond the regular imaginary image of the cat and the rat as natural
enemies. The construction of the scenery, time rotation, and how characters are
arranged, corroborate the authoritarianism and to demarcate the consequences of
World War II in Art’s life and the relationship with his father, Vladek. Time construction
is essential to determine the anthropomorphism in Vladek as a discursive and
ideological subject, after all, when the character is inside the war context, we notice
situations and incidents happen precisely because it is portrayed as a rat. While the
moments that cross the post-war period, the approaches of the subject presented in
Vladek are indifferent to anthropomorphism, in other words, other factors will be
responsible for determinate it as a discursive subject.
Keywords
MausAntropomorfismo
Sujeito
Tempo e espaço
Discurso
Anthropomorphism
Subject
Time and space
Discourse Analysis
Sponsorship
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)Collections
- PPG - Letras [188]