Segregação racial nas instituições de ensino superior do Brasil (2009-2017)

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Data
2021-08-11
Autores
Sales, Richard Alves [UNIFESP]
Orientadores
Vaz, Daniela Verzola [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
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Resumo
A população negra sempre foi minoria nos espaços educacionais e especialmente no ensino superior, negligenciada do acesso à educação, o resultado se revela no mercado de trabalho, e consequentemente nas condições para quebrar ciclos intergeracionais de pobreza e oportunidades. A presente pesquisa busca compreender a segregação por raça nos cursos do Ensino Superior Brasileiro, e seu comportamento entre 2009 e 2017, trazendo luz às suas principais causas, aspectos e indagações quanto às repercussões dessa estrutura nas carreiras educacionais e profissionais dos negros. Para tais fins, a metodologia científica adotada segue o estudo de Hoffmann (1998), que calcula medidas de segregação por meio do Índice de Gini e do Índice de Dissimilaridade, somando-se aos debates encontrados na literatura sobre a condição social do negro. As análises quantitativas foram realizadas utilizando com base nos microdados das edições de 2009 e 2017 do Censo da Educação Superior, conduzidos pelo Inep/MEC. Os resultados revelam que, mesmo com evoluções, a trajetória para se atingir equidade entre brancos e negros ainda é longínqua
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