O uso de imagens em materiais educacionais

Imagem de Miniatura
Data
2021-06-18
Autores
Fukumoto, Francisco de Assis de Souza [UNIFESP]
Orientadores
Meister, Izabel Patrícia [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso visa desenvolver um produto a partir da temática do uso de imagens fotográficas em materiais educacionais. O potencial de uso de imagens como fotografias, ilustrações, infográficos, vídeos etc., em materiais educacionais é amplo, e neste trabalho abordarei apenas as fotografias. O produto proposto é um guia rápido de uso em formato de um livro digital (e-book) com objetivo de servir de apoio, fornecendo informações práticas e rápidas para o uso de imagens fotográficas em projetos educacionais. Vivemos imersos em um universo altamente imagético, com o qual interagimos diariamente nos mais diversos momentos de nosso dia a dia. A fotografia, técnica cujos primeiros registros ocorreram há quase 200 anos, e inicialmente de difícil e caro acesso, tornou-se acessível e popular ao longo do século XX com o advento de novas tecnologias nos filmes e câmeras. Foi, porém, a partir da década de 1980 com o advento da fotografia digital e posteriormente sua inclusão como funcionalidade nos aparelhos celulares, que a fotografia passou a vivenciar um aumento exponencial em seu uso. Atualmente é bastante comum as pessoas se comunicarem utilizando imagens de diversos tipos e formatos, capturados por seus Smartphones. Se considerarmos que esta forma de comunicação constitui uma linguagem visual, as ações e materiais educacionais que desenvolvemos para este público habituado a utilizá-la, podem necessitar incorporar estímulos visuais através do uso de imagens, para capturar sua atenção e atingir os objetivos esperados. Porém o processo de pesquisa, seleção e aplicação de imagens, é uma adição às várias habilidades necessárias para os profissionais que desenvolvem os projetos educacionais, como os Designers Educacionais, Professores Conteudistas, Instrutores Corporativos etc. e várias dúvidas podem surgir durante o processo de inclusão de imagens em seus projetos.
This Undergraduate Final Work aims to develop a product based on the theme of the use of photographic images in educational materials. The potential for using images such as photographs, illustrations, infographics, videos, etc., in educational materials is wide, and in this work I will only address photographs. The proposed product is a quick use guide in the format of a digital book (e-book) with the objective of serving as support, providing practical and quick information for the use of photographic images in educational projects. We live immersed in a highly imagistic universe, with which we interact daily in the most diverse moments of our daily lives. Photography, a technique whose first records took place nearly 200 years ago, and initially difficult and expensive to access, became accessible and popular throughout the 20th century with the advent of new technologies in films and cameras. It was, however, from the 1980s onwards, with the advent of digital photography and later its inclusion as a functionality in cell phones, that photography began to experience an exponential increase in its use. Currently, it is quite common for people to communicate using images of different types and formats, captured by their Smartphones. If we consider this form of communication to be part of a visual language, the educational actions and materials we develop for this audience used to using it may need to incorporate visual stimuli through the use of images, to capture attention and achieve the expected goals. However, this process of research, select and apply images is an addition on top of the many skills needed by professionals who develop educational projects, such as Educational Designers, Content Teachers, Corporate Instructors, etc. and several questions may arise during the process of including images in your projects.
Descrição
Citação