PPG - Distúrbios da Comunicação Humana
Recent Submissions
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Desenvolvimento do instrumento de rastreio para identificação dos dificultadores do aleitamento (IRIDA)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-11-14)Objetivo: Elaborar um instrumento de rastreio que identifique a ocorrência dos dificultadores do Aleitamento e aplicá-lo numa população que frequenta uma maternidade pública de referência da cidade de São Paulo. Metodologia: ...
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Impacto da orientação parental no desenvolvimento de crianças na primeira infância com sinais de alerta para transtorno do espectro do autismo: ensaio clínico
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-25)Objetivos: Comparar o desenvolvimento (cognitivo, de linguagem, motor, socioemocional e de comportamentos adaptativos e não adaptativos) de crianças na primeira infância com sinais de alerta para Transtorno do Espectro ...
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Alimentação, deglutição e qualidade de vida em deglutição de indivíduos com distonia cervical pré e pós aplicação de toxina botulínica
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-04-14)Objetivo: Analisar o comportamento alimentar, o desempenho funcional da deglutição e a qualidade de vida em relação à deglutição de indivíduos com distonia cervical, pré e pós aplicação de toxina botulínica. Métodos: ...
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Processos cognitivos e linguísticos envolvidos na compreensão da leitura
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-27)Objetivo: Investigar a predição da compreensão de leitura pela memória e velocidade de processamento Método: Dados da avaliação de 66 estudantes do 5º ano do ensino fundamental foram coletados a partir de um estudo original. ...
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Criando recursos para professores da educação infantil: proposta de classificação da complexidade linguística de livros e categorização de técnicas de ensino de vocabulário
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-31)Introdução: O Programa de Promoção da Linguagem Infantil (PROLIN) é um programa de intervenção de linguagem voltado para professores no contexto escolar. Ele tem como foco desenvolver habilidades de linguagem oral das ...
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Análise das funções executivas em pré escolares com transtorno do espectro do autismo
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-15)Introdução: O objetivo deste estudo foi analisar as funções executivas de pré-escolares com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Além disso, correlacionar as habilidades de funções executivas aos desenvolvimentos de ...
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Indicadores de saúde mental de mães de bebês de quatro a vinte quatro meses durante a pandemia da COVID-19
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-15)Introdução: No cenário atual da pandemia de COVID-19, os desafios parentais foram potencializados, uma vez que o novo coronavírus se apresenta como uma crise, evento que foge à norma e ao esperado, seja em função de sua ...
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Efeito do tratamento com CPAP na qualidade da voz em pacientes com apneia obstrutiva do sono
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-17)Introdução: Pacientes com Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) frequentemente apresentam sintomas laringofaríngeos e nasais, que podem, por sua vez, interferir na qualidade vocal. O método mais comum e eficaz de tratamento da ...
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Os impactos de programas educativos à distância para pais/responsáveis de crianças com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista – TEA: uma revisão integrativa
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-15)Objetivo: analisar a produção científica sobre o Impacto de Programas Educativos à distância para pais/responsáveis no desenvolvimento de crianças com diagnósticos de TEA. Métodos: estudo de revisão integrativa com os cinco ...
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Implicações da memória operacional no aproveitamento da estimulação acústica com próteses auditivas e na qualidade de vida de idosos
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-05)Diante do aumento da expectativa de vida, o envelhecimento ativo é o paradigma atual, em especial em países em desenvolvimento, onde se verificam alta prevalência de doenças crônicas e níveis socioeconômicos e educacionais ...
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Memória operacional e sua influência no desempenho auditivo de idosos com implante coclear.
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-24)Introdução: O aumento da população idosa no mundo tornou mais frequente a reabilitação auditiva com implante coclear, cujo objetivo é restaurar a audibilidade e, consequentemente, a compreensão de fala, especialmente no ...
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Voz e audição de idosos: avaliação clínica e autoperceptiva
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-06)Objective: Study self-perception, voice and hearing clinical of elderly people. Method: 198 elderly people with ages equal or superior to 60 years with preserved cognition, with no laryngeal, neurological or psychiatric ...
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Validação do Acoustic Voice Quality Index (AVQI) e do Acoustic Breathiness Index (ABI) para o português brasileiro
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-06-30)Introduction: In the last years, the research and use of multiparametric indexes in the voice analysis began to grow. The Acoustic Voice Quality Index (AVQI) and the Acoustic Breathiness Index (ABI) are examples of such ...
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Relação entre problemas de comportamento e quociente intelectual em pré-escolares
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-05)Οbjectives: To verify the relationship between preschool problems and intellectual quotient, as well as intelligence with externalizing and internalizing factors. To verify the influence of sociodemographic variables on ...
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Programa pré-escolar para crianças de risco para os transtornos de linguagem: quem responde à intervenção?
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-03-05)Objectives: 1) to explore whether the individuals who best respond to the intervention have a common language profile and, if so, describe this profile; 2) to analyze if children with a language profile suggestive of LD ...
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Monitoramento da compreensão de leitura por tarefa de detecção de inconsistências: medidas online e offline
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-19)The aim of the present study was to characterize Brazilian school children in the 5th grade of elementary school based on the level of reading monitoring, according to online and offline procedures, and the cognitive-linguistic ...
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Novas perspectivas sobre a dinâmica da fase faríngea da deglutição: duração e justaposição à fase esofágica
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-27)Introduction: Swallowing is divided into three phases: oral, pharyngeal and esophageal. Through the objective and meticulous analysis of swallowing, it is possible to consider two different moments at the end of the ...
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Localização sonora e ordenação temporal de sons e percepção de pais e professores do comportamento auditivo de crianças antes e após aulas de música na escola
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-07-30)Objective: Sound localization and temporal ordering assessment of 1st to 5th year students and the daily auditory behavior reported by parents and teachers before and after the children had taken part in a regular program ...
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Linguagem em pré-escolares no município de Embu das Artes (SP): saúde mental e fatores associados
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-02-04)Purpose: To analyze the prevalence of delays in expressive vocabulary, changes in global oral language and auditory mechanisms and associations with behavioral and socioemotional deviations and with sociodemographic, ...
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Indicadores de desenvolvimento de fala e linguagem na infância: a funcionalidade pela CIF
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-01-28)Purpose: to identify the relevance of categories of the International Classification of Functionality, Disability and Health (ICF) for the development of speech and language, according to the perception of parents and ...