Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Recent Submissions
-
Páginas Libertárias: a representação do anarquismo nos livros didáticos de história (1990-2020)
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-08-15)A presente dissertação tem como objetivo mapear e analisar os discursos e representações do anarquismo produzidos pelos livros didáticos entre 1990 e 2020, compreendendo como os ideais ácratas figuram nos conteúdos ...
-
Imprensa negra e ensino de História: o debate sobre a questão racial em São Paulo na Primeira República
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021)This thesis has as perspective that the press is an historical and political agent who search to highlight how the journals produced by and for the black people reported racism, prejudice and racial discrimination which ...
-
ENSINO DE HISTÓRIA NO CURRÍCULO DA CIDADE DE SÃO PAULO: relações étnico-raciais no Ciclo Interdisciplinar
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-23)O objetivo desta dissertação é apresentar aos educadores da área de História caminhos para a efetiva aplicação do determinado pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ...
-
As historias em quadrinhos e seus usos e desusos pelos professores de História
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-22)Atualmente as Histórias em Quadrinhos, popularmente conhecidas como HQs ou mais recentemente como Arte Sequencial, são um dos meios de comunicação de massa mais consumidos no mundo. Deixaram de ser associadas somente ao ...
-
Ensino de história em tempos de BNCC: qual cidade no Currículo da Cidade?
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-09)Este trabalho tem como tema a relação entre a Base Nacional Comum Curricular (2018), o Currículo da Cidade (2017) e o ensino de História na Cidade de São Paulo. O Currículo da Cidade foi elaborado para se alinhar à BNCC ...
-
História da América Latina em sistemas de ensino: investigação sobre a construção curricular em materiais apostilados
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-21)Esta pesquisa tem como objeto e fonte de estudo os Sistemas Apostilados de Ensino – SAE- e o Ensino de História da América Latina. Nosso objetivo foi compreender as características específicas deste tipo de suporte didático ...
-
Trajetórias de Vida e Saberes Docentes de Professores de História de Cursinhos Populares da Rede Emancipa
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-09)A pesquisa tem como tema central a trajetória de vida e os saberes docentes de professores de História de diversos cursinhos populares pertencentes a Rede Emancipa na Região Metropolitana de São Paulo. A Rede Emancipa é ...
-
O que o Tramway da Cantareira pode nos ensinar? Histórias, fotografias e vestígios materiais de uma extinta ferrovia suburbana
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-05)A ferrovia Tramway da Cantareira foi construída na cidade de São Paulo em 1893 e suprimida em 1965. Em seu primeiro ano, o Tramway serviu como suporte no transporte de materiais necessários para a construção de reservatórios ...
-
Literatura e Ensino de História: O subúrbio e a questão de gênero no romance Clara dos Anjos, de Lima Barreto
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-06)O objetivo desta pesquisa é explorar as potencialidades do texto ficcional como fonte documental no ensino de História da Educação Básica, principalmente no Ensino Médio, propondo aos alunos e professores metodologia ...
-
Cabeça pensa onde pé pisa: O Currículo Paulista de história em sua materialidade e aplicação
(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12-16)O presente trabalho tem como objetivo analisar o Currículo Paulista, adaptado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em seu componente curricular de História para Anos Finais do Ensino Fundamental. Busca-se traçar uma ...
-
O currículo de História e suas relações com a arquitetura e cultura escolar: da Escola Prática de Agricultura Carlos Botelho à Etec Professor Edson Galvão, Itapetininga (SP)
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-26)A cultura escolar consiste em um conjunto de normas e saberes construídos ao longo do tempo no interior da escola e que se consolidam e tomam forma própria ao difundir-se na construção de cenários e práticas. Com isso em ...
-
Os 300 de Esparta” e “Holy Terror”: do orientalismo à experiência em sala de aula, a desconstrução do estereótipo árabe no ambiente escolar
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-08-27)A pesquisa se propõe a mostrar as potencialidades da utilização das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, descontruindo a ideia de que as HQ´s são puro entretenimento, ingênuas e infantis. Outra problemática é o ...
-
Propostas curriculares e o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental na cidade de São Paulo: entre orientações, direitos e currículo
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-08-26)The present research analysis the changes and implementations of Curricular Proposals and the History Teaching in the early years of Elementary Education in the municipal public education in the city of São Paulo, according ...
-
Leitura da HQ Angola Janga no ensino de história: uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-25)In order to develop teaching possibilities for a transformative educational praxis, this paper aims at a History teaching proposal through the graphic novel Angola Janga by Marcelo D’Salete. The research consists of a ...
-
Intelectuais afro-periféricos e os coletivos de quebrada: a Lei 10.639/03 na pegada valandi à moda bandoleira
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-09-24)This research deals with the intellectual production of knowledge and the training of teachers offered by two black collectives in the city of São Paulo, “BAOBÁ: : Fortificando as raízes” and “MALUNGO: Não deixe sua cor ...
-
Entre prescrições e lições: as perspectivas da série apontamentos para o ensino de história no estado de São Paulo (1986 - 1993)
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-13)Ce travail a pour objectif sonder l’histoire récente de l’enseignement d’histoire au Brésil, plus précisément dans l’état de São Paulo. La recherche a été développée à travers l’analyse d’un matériau didactique de la ...
-
Diferentes leituras do passado no monumento aos bandeirantes em Santana de Parnaíba/SP: ensino de história e memória social
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-10-30)This work proposes the use of the monument in History Teaching, as a documentary source, which contributes to the knowledge of the past. The central objectives are: a) Analyze the monument in its different temporalities ...
-
Respeito é bom e eu ensino. Direitos Humanos e Ensino de História
(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2020-11-10)The main objective of this research, developed at ProfHistória (Professional Master's Degree in History Teaching Area), was to interview history teachers of the Basic Education Level that work on the Human Rights theme and ...
-
O Humor Gráfico em sala de aula e o Ensino de História
(Universidade Federal de São Paulo, 2022-05-06)A pesquisa é sobre o humor gráfico e a sua utilização em sala de aula, principalmente as charges no processo de ensino-aprendizagem em História, focando as suas dificuldades e as potencialidades. As principais fontes são ...
-
Leitura da HQ Angola Janga no ensino de História : uma reflexão sobre o racismo e a escravidão
(Universidade Federal de São Paulo, 2020-11-25)Com o objetivo de construir possibilidades de uma práxis educativa transformadora, este trabalho visa uma proposta de ensino de História através da narrativa gráfica Angola Janga (2017) de Marcelo D’Salete. A pesquisa ...