Análise do picoplâncton antes e após introdução acidental de dicloroisocianurato de sódio dihidratado no estuário de Santos, São Paulo

Análise do picoplâncton antes e após introdução acidental de dicloroisocianurato de sódio dihidratado no estuário de Santos, São Paulo

Author Gonçalves, Kelly Rodrigues Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Gregoracci, Gustavo Bueno Autor UNIFESP Google Scholar
Institution Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Abstract A Terra desde a origem da vida é habitada por micro-organismos. Estes apresentam formas variadas e estão adaptados a diversos ambientes, compreendendo a maior parte da biomassa oceânica. Em uma escala que varia de 0,22 μm até 2 μm encontramos bactérias, arquéias, vírus e alguns eucariotos, responsáveis pela produção primária, participação em ciclos biogeoquímicos, ciclagem de matéria e transferência de energia e outros, contribuindo ativamente na manutenção da vida no planeta. Com a queda nos preços de equipamentos para sequenciamento em larga escala, análises ambientais completas e complexas podem ser realizadas a partir da metagenômica. Em metodologia denominada shotgun são gerados diversos fragmentos de DNA a partir de amostras ambientais, estes são analisados através de bioinformática permitindo inferências taxonômicas e funcionais. Com este estudo pretende-se avaliar a região do estuário de Santos antes e após a introdução acidental de dicloroisocianurato de sódio dihidratado reconhecendo e estabelecendo dados que permitam futuramente o controle ecológico/ambiental e da região que está em constante mudança e exposta a impactos ambientais.
Keywords Diversidade bacteriana
Shotgun
Metagenomica
Estuarios de Santos
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Unifesp Baixada Santista
Language Portuguese
Sponsor Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
Date 2018-07-09
Published in GONÇALVES, Kelly Rodrigues. Análise do picoplâncton antes e após introdução acidental de dicloroisocianurato de sódio dihidratado no estuário de Santos, São Paulo. 2018. 38f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Engenharia Ambiental) - Instituto do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2018.
Research area Virus
Knowledge area Ecologia de bactérias, biodiversidade marinha e bioinformática
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 38 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/60830

Show full item record




File

Name: TCC_kelly_goncalves_noturno.pdf
Size: 1.298Mb
Format: PDF
Description: Análise do picoplâncton antes e após introdução acidental de dicloroisocianurato de sódio dihidratado no estuário de Santos, São Paulo.
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account