A estrutura potencial do gênero "matéria de capa" em uma revista digital: um estudo sistêmico-funcional

Imagem de Miniatura
Data
2019-03-26
Autores
Silva, Pedro Cerqueira Da [UNIFESP]
Orientadores
Vian Junior, Orlando [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
The central focus of this research is to study the genre Cover Story (CS) of Revista Nova Escola (RNE) in its digital version. The research aims to analyze the texts that compose the MCs and their social and communicative purposes from the perspective of genre and register theory according to studies by Eggins (2002) and Martin and Rose (2008) and for the study of the Genre Structure Potential (GSP), Hasan(1989) and Eggins (2002) among other studies in Portuguese (MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2005; VIAN JR., 2009b). which are based on the Systemic Functional Linguistics (SFL) theoretical approach by M.A.K. Halliday (1989) for whom language has a sociossemiotic function and, therefore, linked to its real context of use. In addition, our theoretical framework integrates the studies of genres in the journalistic context (MELO, 1992; 1994; 2003; BONINI, 2003), since our interest is to analyze CSs in RNE. The research corpus is composed of six CSs published in the magazine’s website in the second half of 2017 and for the study of the relations of this approach with the SFL, we consider the discussions by Vian Jr. (2014). The results of the research show that, in the genre plan, the GSPs of the CSs present schematic structures whose obligatory, optional and recursive stages occur regularly in the six texts of the corpus, although they present differentiations as to their frequencies and functions in the texts. We also perceived in the textual structure of the CSs that the obligatory stages present constituent parts of the reporting genres. We also note the presence of other genres classified by Bonini (2003) in their inventory as central genres imprisoned as the headline, autonomous central free genres in which we identify the report and central free genres conjugated to the profile, the photograph and the bibliographical reference. The latter integrates the optional and recursive stage, the photographs appear linked to the obligatory and recursive stages and the profile is present in the recursive stages in T4. In addition, we identify that visual resources have the main function of establishing intertextual and rhetorical relations with verbal texts, their stages and the image that works as a cover in the digital version of RNE. The CS is a genre constituted from others and serves the sociocommunicative objectives of the RNE, which, being an education magazine, stands as a media that assumes the functions of reporting, informing and discussing various issues of interest to the school agents, such as teachers, students, parents among others.
O foco central desta pesquisa é estudar exemplares do gênero Matéria de Capa (MC) da Revista Nova Escola (RNE) em sua versão digital. A pesquisa objetiva analisar os textos que compõem as MCs e seus propósitos sociais e comunicativos a partir da perspectiva de gêneros e de registro, conforme estudos de Eggins (2002) e Martin e Rose (2008) e para o estudo da Estrutura Potencial de Gênero, tomamos como base Hasan (1989) e Eggins (2002) entre outros estudos em língua portuguesa (MOTTA-ROTH; HEBERLE, 2005; VIAN JR., 2009b) e que têm como base a abordagem teórica da Linguística SistêmicoFuncional (LSF) de M.A.K. Halliday (1989) para quem a linguagem tem uma função sociossemiótica e, portanto, atrelada ao seu contexto real de uso. Além disso, integram nosso arcabouço teórico os estudos de gêneros no contexto jornalístico (MELO, 1992; 1994; 2003; BONINI, 2003), visto que o nosso interesse é analisar as MCs na RNE. O corpus de pesquisa é composto por seis MCs veiculadas no site da revista no segundo semestre de 2017 e os recursos teórico-metodológicos adotados baseiam-se no método qualitativo (CRESWELL, 2007; MARCONI; LAKATOS, 2009; FLICK, 2009) e, para o estudo das relações desta abordagem com a LSF, consideramos as discussões de Vian Jr. (2014). Os resultados da pesquisa mostram que, no plano do gênero, as EPGs das MCs apresentam estruturas esquemáticas cujos estágios obrigatórios, opcionais e recursivos ocorrem regularmente nos seis textos do corpus, apesar de apresentarem diferenciações quanto suas frequências e funções nos textos. Verificamos ainda na estrutura textual das MCs que os estágios obrigatórios apresentam partes constituintes do gênero reportagem. Notamos também a presença de outros gêneros classificados por Bonini (2003) em seu inventário como gêneros centrais presos como a manchete, gêneros centrais livres autônomos em que identificamos a reportagem e gêneros centrais livres conjugados para o perfil, a fotografia e a referência bibliográfica. Este último integra o estágio opcional e recursivo, as fotografias aparecem atreladas aos estágios obrigatórios e recursivos e o perfil está presente nos estágios recursivos no T4. Além disso, identificamos que os textos visuais têm como função estabelecer relações intertextuais e retóricas com os textos verbais, com os seus demais estágios e com a imagem que funciona como capa na versão digital da RNE. A MC é um gênero constituído a partir de outros e serve aos objetivos sociocomunicativos da RNE que, por ser uma revista de educação, coloca-se como uma mídia que assume as funções de relatar, informar e discutir sobre diversas questões de interesse dos agentes escolares, tais como professores, alunos, pais, entre outros.
Descrição
Citação
Coleções