Um estudo sobre o trabalho do (a) assistente social em empresas no município de Cubatão – SP, no contexto da reestruturação produtiva

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2013-04-08
Autores
Almeida, Iasmim Santos [UNIFESP]
Orientadores
Nozabielli, Sônia Regina [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Como se dá o trabalho do assistente social nas empresas? O que mudou? Quais são os desafios vivenciados no cotidiano profissional? O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo central refletir sobre essas questões. Para o desenvolvimento desta pesquisa, elegemos o município de Cubatão, em razão de ser uma cidade industrial e campo de trabalho para assistentes sociais, e os sujeitos da pesquisa, são assistentes sociais que trabalham em empresas de grande porte do setor industrial do município. Em virtude da crise estrutural do capital que emerge na década de 70, como resposta, a própria dinâmica capitalista articula um conjunto de mudanças macrossociais que impõe metamorfoses no “mundo do trabalho”. Tais alterações expressam o movimento de precarização do trabalho, flexibilização, e desregulamentação das leis trabalhistas. Verificase no tempo presente a exponenciação da questão social. Diante da nova dinâmica de acumulação capitalista, as empresas precisam responder as exigências do mercado e alinhar-se aos ditames do capital financeiro e globalizado. O trabalho do assistente social, não está alheio a esse movimento, como parte do conjunto de trabalhadores, vivencia as mesmas metamorfoses, nas empresas, o trabalho profissional é objeto de novas exigências e qualificações. Diante dessa conjuntura, o objetivo deste estudo, é refletir sobre o trabalho do assistente social nas empresas, e apreender os desafios profissionais vivenciados. Tendo em vista que, é na esfera empresarial, que se expressam mais nitidamente às relações contraditórias do capital. Nesta direção, o Assistente Social tem o desafio de desvelar o tempo presente, criar propostas de intervenção com vistas ao fortalecimento da classe trabalhadora.
Descrição
Citação
ALMEIDA, Iasmim Santos. Um estudo sobre o trabalho do (a) assistente social em empresas no município de Cubatão – SP, no contexto da reestruturação produtiva. 2013. 80 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2013.
Coleções