O Serviço Social na SENIC: a assistência social a gestante portadora e ao portador infanto-juvenil do HIV na cidade de Santos

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2014-12-08
Autores
Rossi, Tainá Oliveira [UNIFESP]
Orientadores
Baierl, Luzia Fátima [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar o papel, as competências e o desenvolvimento do trabalho do Assistente Social na Seção Núcleo Integrado da Criança, a SENIC, através do levantamento de dados e entrevistas com profissionais de Serviço Social que lá atuaram e as transformações que foram ocorrendo na estrutura do serviço durante seus vinte anos de existência, focando no Serviço Social e a assistência a gestante portadora e o portador infantojuvenil do HIV na cidade de Santos. Para a pesquisa, profissionais do Serviço Social foram entrevistados e a história do equipamento foi construída a partir destes relatos. Os temas abordados foram relevância do Serviço Social neste serviço, as competências deste profissional nesta área, sua interação com a equipe multiprofissional e suas contribuições na construção do perfil da SENIC. Apresentamos também o contexto global da epidemia, a fim de dimensionar seu impacto na sociedade e as ações políticas tomadas pelos governos e pelo Brasil para responder a Questão Social resultante.
Descrição
Citação
ROSSI, Tainá Oliveira. O Serviço Social na SENIC: a assistência social a gestante portadora e ao portador infanto-juvenil do HIV na cidade de Santos. 2014. 82 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Serviço Social) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2014.
Coleções