Educação nutricional e alimentação saudável para alunos da Universidade Aberta a Terceira Idade (UNATI)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2017
Autores
Bernardi, Ana Paula
Maciel, Manuela Avila
Baratto, Indiomara [UNIFESP}
Orientadores
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Currently the number of elderly in Brazil and in all countries, is constantly increasing. With advancing age, nutrition has an important role, especially in the elderly. The supply and use of foods for improving the quality of life and prevent diseases, have been necessary in all age groups. The aim was to bring awareness of issues related to nutrition, with the help of nutrition education as a tool. This was a study conducted with a group of elderly participants of the Open University the third age-(UNATI) of an institution of higher education in the city of White-PR Duck. Participants were 28 people in total, 25 females and 3 males aged over 60 years old. Applied a questionnaire, through nutritional knowledge scale before and after educational intervention to identify the level of learning about nutrition. The results were satisfactory, it was observed a significant learning level in almost all matters.
Atualmente o número de idosos no Brasil e em todos os países, está em constante aumento. Com o avanço da idade, a nutrição possui papel essencial, especialmente na terceira idade. A alimentação e utilização de alimentos para melhorar a qualidade de vida e prevenir doenças, vêm sendo necessária a todas as faixas etárias. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi levar conhecimento sobre assuntos relacionados à Nutrição, contando com a ajuda da educação nutricional como ferramenta. Trata-se de um estudo desenvolvido com o grupo de idosos participantes da Universidade Aberta a terceira idade- (UNATI) de uma instituição de ensino superior na cidade de Pato Branco-PR. Os participantes foram no total 28 pessoas, sendo 25 pessoas do sexo feminino e 3 do sexo masculino, com idade igual ou superior a 60 anos de idade. Aplicou-se um questionário, por meio da escala de conhecimento nutricional antes e após intervenção educativa para identificar o nível de aprendizagem sobre Nutrição. Os resultados foram satisfatórios, pôde-se observar um nível de aprendizado significativo em quase todas as questões.
Descrição
Citação
Rbone-Revista Brasileira De Obesidade Nutricao E Emagrecimento. Sao Paulo, v. 11, n. 64, p. 224-231, 2017.
Coleções