A Implantação Do Currículo Baseado Em Competências Para Medicina De Família E Comunidade: Diagnóstico De Pré-Requisitos, Comissão Curricular E Portfolio De Aquisição De Competências.
Data
2018-12-27
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Objective: Implementation Of The Competency-Based Curriculum For Family Practice (Cbc-Mfc) In The Medical Residency Of The Federal University Of São Paulo Using Three Steps: Diagnosis Of Prerequisites In Beginner Residents; Complementation Of The Contents Of Cbc-Mfc Through A Curriculum Committee Employing Consensus Methodology; Theoretical Mapping Of The Portfolio Of Competency Acquisition For Family And Community Medicine (Paco-Mfc). Method: Quantitative Analysis Of Cbc-Mfc Prerequisites In Beginner Residents; Delphi Method As Instrument To Complement The Cbc-Mfc Essential Competencies With Clinical Themes Through A Curriculum Committee; Description Of Paco-Mfc With The Number Of Modules, Grouping Of Competency Areas And Study Topics (Essential Competences Added To The Themes Included By The Curriculum Committee) And Structural Steps That Comprise Each Module. Results: The Prerequisites Diagnosis Show Us That The Group "Theoretical Foundations" Of The Cbc-Mfc Was The Most Fragile, Which Is Composed By The C
Objetivo: Oportunizar A Implantação O Currículo Baseado Em Competências Em Medicina De Família E Comunidade (Cbc-Mfc) No Programa De Residência Da Universidade Federal De São Paulo Através De Três Etapas: Realizar O Diagnóstico De Pré-Requisitos Dos Residentes Ingressantes; Complementar O Conteúdo Do Cbc-Mfc Através De Uma Comissão Curricular Empregando Metodologia De Consenso; Mapeamento Teórica Do Portfolio De Aquisição De Competências Para Medicina De Família E Comunidade(Paco-Mfc). Método: Análise Quantitativa De Dados Relacionados Aos Pré-Requisitos Do Cbc-Mfc Em Residentes Ingressantes; Método Delphi Como Instrumento De Consenso Sob Caráter Quantitativo Para Complementar Com Temas Clínicos As Competências Essenciais Do Cbc-Mfc Descritas De Forma Genérica; Descrição Teórica Do Paco-Mfc Com O Número De Módulos Em Sua Constituição, Agrupamento De Áreas De Competência E Seus Itens De Estudo (Competências Essenciais Somadas Aos Temas Inclusos Pela Comissão Curricular), Além Dos Passos Estruturais Que Compõe
Objetivo: Oportunizar A Implantação O Currículo Baseado Em Competências Em Medicina De Família E Comunidade (Cbc-Mfc) No Programa De Residência Da Universidade Federal De São Paulo Através De Três Etapas: Realizar O Diagnóstico De Pré-Requisitos Dos Residentes Ingressantes; Complementar O Conteúdo Do Cbc-Mfc Através De Uma Comissão Curricular Empregando Metodologia De Consenso; Mapeamento Teórica Do Portfolio De Aquisição De Competências Para Medicina De Família E Comunidade(Paco-Mfc). Método: Análise Quantitativa De Dados Relacionados Aos Pré-Requisitos Do Cbc-Mfc Em Residentes Ingressantes; Método Delphi Como Instrumento De Consenso Sob Caráter Quantitativo Para Complementar Com Temas Clínicos As Competências Essenciais Do Cbc-Mfc Descritas De Forma Genérica; Descrição Teórica Do Paco-Mfc Com O Número De Módulos Em Sua Constituição, Agrupamento De Áreas De Competência E Seus Itens De Estudo (Competências Essenciais Somadas Aos Temas Inclusos Pela Comissão Curricular), Além Dos Passos Estruturais Que Compõe