É o lobo? Proposta de leitura e ciência na infância

Data
2019-06
Tipo
Artigo
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Neste artigo pretende-se demonstrar que as histórias infantis em sua relação com a linguagem verbal e não verbal apresentam elementos estruturantes na formação literária e científica das crianças em fase inicial de aprendizagem da leitura. A adaptação de uma história infantil foi usada como elemento de problematização para a educação em ciências por meio de uma intervenção com crianças entre 5 e 6 anos de idade. Analisamos quais e como as interações foram estabelecidas entres as crianças e entre as crianças e a narrativa construída no processo. A proposta permitiu a discussão sobre temáticas científicas em relação com a história, articulando princípios da leitura e da fantasia presentes na narrativa e em sua ressignificação.
This article aims to analyse how children's stories present structuring elements for literary and scientific formation of children in the early stages of reading learning, considering reading notion brought by Martins (1997). The adaptation of a children's story was used as an element of problematization for science education with children between 5 and 6 years of age. We analyzed which were the interactions established between children and between children and the narrative built in the process in theirs scientific and literary developments. The proposal allowed the discussion on scientific topics in relation to the story, articulating principles of reading and fantasy present in the narrative and its signification.
Descrição
Citação
TEXTURA - Revista de Educação e Letras, v. 21. n. 46, p. 195-218, 2019.
Coleções
Pré-visualização PDF(s)