Dinâmica da indústria do audiovisual baseada na teoria Schumpeteriana de destruição criativa

Dinâmica da indústria do audiovisual baseada na teoria Schumpeteriana de destruição criativa

Alternative title Dynamics of the audiovisual industry based on the Schumpeterian theory of creative destruction
Author Fernandes, Matheus Autor UNIFESP Google Scholar
Advisor Machado, Eduardo Luiz Autor UNIFESP Google Scholar
Abstract Este trabalho tem como objetivo analisar, através do histórico da indústria do entretenimento, a teoria de destruição e criativa e os ciclos de inovação propostos por Schumpeter, essenciais para o funcionamento da máquina capitalista. Para isto, é contextualizado o surgimento da indústria e seus principais expoentes, como o rádio e a TV, e a forma com que estes meios sofreram transformações com o surgimento de novas tecnologias. Além disso, é feita uma análise bibliográfica e comparativa da teoria de Schumpeter com os ciclos de transição tecnológica observados entre os instrumentos do audiovisual quanto sua precisão de descrição de auge e declínio de um empreendimento e de intervalo médio de cada ciclo. Constatou-se com a análise que a indústria do entretenimento, embora isolada, o que pode representar uma distorção da realidade para Schumpeter, é extremamente eficaz para exemplificar e validar a teoria schumpeteriana, tanto quanto aos ciclos, quanto aos intervalos de tempo de cada ciclo que Schumpeter considera em sua obra. A indústria valida ainda o processo de trustificação e de poder autodestrutivo do capitalismo que é essencial para dinâmica do próprio sistema.

This paper aims to analyze, through the history of the entertainment industry, the Schumpeterian theory of creative destruction and the innovation cycles proposed by Schumpeter, essential for the functioning of the capitalist machine. For this, it is contextualized the emergence of industry, its main exponents, such as radio and TV, and the way in which these media underwent changes with the emergence of new technologies. In addition, a bibliographic and comparative analysis of Schumpeter's theory based on the technological transition cycles observed between audiovisual instruments is performed to gauge its accuracy of describing the peak and decline of an enterprise and the average interval of each cycle. It was found from the analysis that the entertainment industry, although isolated, which may represent a distortion of reality for Schumpeter, is extremely effective in exemplifying and validating Schumpeterian theory, both in terms of cycles and the time intervals of each cycle. that Schumpeter considers in his work. Industry also validates the process of trust and selfdestructive power of capitalism that is essential to the dynamics of the system itself
Keywords Schumpeter
Destruição criativa
Indústria do entretenimento
Ciclos Econômicos
xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-coverage Osasco
Language Portuguese
Date 2019
Published in FERNANDES, Matheus. Dinâmica da indústria do audiovisual baseada na teoria Schumpeteriana de destruição criativa. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Escola Paulista de Política, Economia e Negócios, Universidade Federal de São Paulo, Osasco, 2019.
Knowledge area Outra
Publisher Universidade Federal de São Paulo
Extent 58 f.
Access rights Open access Open Access
Type Trabalho de conclusão de curso de graduação
URI https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/51891

Show full item record




File

Name: Monografia - Matheus Fernandes.pdf
Size: 709.5Kb
Format: PDF
Description: Dinâmica da indústria do audiovisual baseada na teoria Schumpeteriana de destruição criativa
Open file

This item appears in the following Collection(s)

Search


Browse

Statistics

My Account