Investigação de Burnout em estudantes de graduação: impactos psicobiológicos relacionados à rotina universitária

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2019-11-29
Autores
Bertuci, Ana Flávia [UNIFESP]
Orientadores
Antunes, Hanna Karen Moreira [UNIFESP]
Tipo
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Ao longo dos anos, a área da saúde tem sido alvo de estudos devido ao constante estresse no ambiente de trabalho que pode causar desgaste físico e mental, gerando um quadro conhecido como Síndrome de Burnout. Enquanto estudante, o profissional da saúde também se depara com situações que demandam desgaste físico e mental, no entanto, as repercussões deste quadro nos aspectos psicobiológicos são pouco conhecidas. Assim, o objetivo deste estudo consiste em investigar a existência da Síndrome de Burnout em uma amostra de estudantes de cursos da área da saúde de uma universidade pública e sua eventual repercussão no estado de humor e no padrão de sono. Foram recrutados 101 voluntários, estudantes do 2ºao 5º ano de graduação em uma instituição de ensino superior pública, com idade entre 18 a 25 anos, ambos os sexos, com dedicação exclusiva à universidade. Os voluntários responderam uma bateria de questionários que avaliaram o perfil de estado de humor, padrão de sono, nível de atividade física, Burnout e de questões relacionadas a rotina do ambiente acadêmico. Os dados foram analisados com auxílio do programa Statistica versão 13, utilizando Anova One Way com Duncan como post hoc, e Coeficiente de correlação de Pearson. O nível de significância adotado foi de α=5%. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética da Unifesp (#2.693.519). Os resultados apresentam uma amostra jovem, fisicamente ativa, com perfil de sono e humor alterados, e com escores indicativos de Síndrome de Burnout na esfera Esgotamento Emocional. O presente estudo concluiu que os alunos com escores indicativos para alterações de sono, alterações de humor, e síndrome de Burnout não estão associados a um baixo nível de atividade física, e não têm interferência significativa no desempenho acadêmico.
Over the years, health has been the subject of studies due to the constant stress in the workplace that can cause physical and mental burnout, generating a condition known as Burnout Syndrome. As a student, health professionals also face situations that demand physical and mental exhaustion, however, the repercussions of this situation on psychobiological aspects are little known. Thus, the aim of this study is to investigate the existence of Burnout Syndrome in a sample of students from health courses at a public university and its possible repercussion on mood and sleep pattern. 101 volunteers were recruited, students from the 2nd to the 5th year of graduation in a public higher education institution, aged between 18 and 25 years, both sexes, with exclusive dedication to the university. The volunteers answered a battery of questionnaires that assessed the profile of mood, sleep pattern, physical activity level, burnout and routine academic issues. Data were analyzed using Statistica version 13 software, using Anova One Way with Duncan as post hoc, and Pearson correlation coefficient. The adopted significance level was α = 5%. The study was approved by the Unifesp Ethics Committee (# 2.693.519). The results show a young, physically active sample, with altered sleep profile and mood, and scores indicating Burnout Syndrome in the Emotional Exhaustion sphere. The present study concluded that students with scores indicative for sleep disorders, mood swings, and Burnout syndrome are not associated with a low level of physical activity and have no significant interference with academic performance.
Descrição
Citação
BERTUCI, Ana Flávia. Investigação de Burnout em estudantes de graduação: impactos psicobiológicos relacionados à rotina universitária. 2019. 67 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Educação Física) - Instituto de Saúde e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Santos, 2019.