Histórias de vida e música: a música-memória nas narrativas de vida de ingressantes do Curso de Psicologia - Unifesp

No Thumbnail Available
Date
2019-12-05
Authors
Keinert, Cesar Mezzomo [UNIFESP]
relationships.isAdvisorOf
Moreira, Maria Inês Badaró [UNIFESP]
item.page.type-of
Trabalho de conclusão de curso de graduação
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Abstract
A partir da Reforma Psiquiátrica, há um crescente entendimento de formas de cuidado que valorizem a saúde mental de sujeitos em suas diversas dimensões, inclusive extra-institucionais. O curso de psicologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) na Baixada Santista, reúne estudantes advindos de diversas localidades do Estado de São Paulo e do Brasil. O objetivo deste trabalho foi conhecer as histórias de vida de alunos ingressantes no Curso de Psicologia por meio de músicas, e, a partir disso, discutir a música-memória como um recurso terapêutico e investigar seu efeito na construção de sua biografia e de como pode-se narrar. O método utilizado foi a pesquisa qualitativa, com a produção de narrativas por meio de entrevistas semi-estruturadas e a análise de conteúdo desses dados. Os dados foram analisados tematicamente de modo que foram organizados em temas comuns - o amadurecimento e a família - e diferentes - o sofrimento e a musicalidade. Nos diversos conteúdos que atravessaram essas categorias, pôde-se compreender a interlocução com a música em etapas marcantes na constituição da identidade de quatro alunos e condicionantes histórico-sociais que atuaram conformando essas subjetividades: a família enquanto instituição e significados de gênero construídos. Discutiu-se a presença da música e da arte como recurso terapêutico em saúde mental associada a uma visão integral de sujeito e a consonância dessa intervenção com o projeto político pedagógico do curso de psicologia da Unifesp. Entendemos que o processo ocorrido durante as entrevistas de deixar-se narrar foi também um momento de auto-reconhecimento e de ressignificação de momentos de vida que foi compreendido como uma forma de cuidado com esses alunos ao chegar neste novo espaço e proporcionou uma abertura para percepções estéticas e para o sensível, caro ao trabalho da psicologia.
Description
Citation
KEINERT, Cesar Mezzomo. Histórias de vida e música: a música-memória nas narrativas de vida de ingressantes do Curso de Psicologia - Unifesp. 2019. 57 f. Trabalho de conclusão de curso de graduação (Psicologia) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Santos, 2019.
Collections