Livros de Leitura Suplementar na História da Alfabetização Paulista
Data
2019-07-11
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
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Resumo
Apresentam-se aqui resultados de pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia, da Universidade Federal de São Paulo, e vinculada ao NIPELL – Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Ensino de Língua e Literatura. Com o objetivo de contribuir para a produção de uma história do ensino de leitura na Primeira República no Estado de São Paulo, enfocam-se os livros indicados para leitura suplementar aprovados e recomendados pela Diretoria Geral da Instrução Pública do Estado de São Paulo, entre 1902 e 1964. Mediante abordagem histórica, centrada em pesquisa documental e bibliográfica, a partir do uso dos procedimentos de localização, recuperação, reunião, seleção e ordenação de fontes documentais, elaborou-se um instrumento de pesquisa, no qual estão contidas referências de livros de leitura suplementar aprovados entre 1902 e 1964, respectivamente datas mais antiga e mais recente de publicação das listas de livros aprovados. Essas referências foram organizadas conforme as listas localizadas, seguindo o padrão de apresentação do título e da autoria. Por meio da análise dessas referências, foi possível constatar algumas características dos livros que eram recomendados para leitura suplementar, como indicações iniciais de livros que integravam séries graduadas de leitura e o gradativo processo de indicação de livros com características mais estéticas, considerados de literatura infantil.