O Livro Didático De Língua Portuguesa E As Novas Tecnologias: Uma Análise Comparativa Entre Livro Impresso E Digital

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Data
2017-03-20
Autores
Hott, Juliana Souza Lopes [UNIFESP]
Orientadores
Silva, Sandro Luis Da [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
This dissertation is part of the research field of Applied Linguistics and aims to perform a comparative analysis between the printed and digital versions of a High School textbooks collection, approved by the ProgramaNacional do LivroDidático (PNLD) 2015, in order to understand the similarities and distances between the printed textbook and the digital book. The corpus of the research is the collection of the PNLD 2015, composed of printed and digital books: Português: linguagensemconexão, volumes 1, 2 e 3, published by the publishing company Leya in 2013, the only digital book collection approved by the Program. We begin with the guiding idea that the digital textbook can promote a greater interaction of the subject in relation to the printed book, pursuant to raising a greater autonomy for the subject in the construction of the discourse. We sought to analyze whether the digital textbook approved by PNLD 2015 promotes interaction and, consequently, makes the teaching and learning process more meaningful for the involved agents. In addition, we observe how this digital book converges and diverges from the printed book, showing whether it is in fact a digital book or just a digital print. In the development of the research, it was necessary, initially, to carry out a vast theoretical study that would allow us to have a parameter of the characteristics that a digital textbook could cover, given the few academic and theoretical studies developed in this respect. From this discussion, we think the categories and characteristics to be analyzed in the corpus of this research. We analyze the three books that make up the Collection, in their printed and digital versions. We analyze the software of the digital books and the interfaces, as well as the ObjetosEducacionaisDigitais (OED) that compose it, comparing them with the printed books. We also consider how the use and working of language in these materials is processed. From this analysis, we conclude that the digital book can not be seen as a mere digitization of the printed book, although most of its contents and structure are based on this digitization. However, the material still does not encompass the characteristics necessary to be considered as an interactive digital textbook. It has a few features that complement the printed book, but it is still quite restricted. We believe, therefore, to be a book that is on the way to being a digital textbook.
Esta dissertação insere-se no campo de investigação da Linguística Aplicada e objetiva realizar uma análise comparativa entre as versões impressa e digital de uma coleção de livros didáticos destinada ao Ensino Médio, aprovada pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2015, a fim de compreender as aproximações e distanciamentos entre o livro didático impresso e o digital. O corpus da pesquisa é a coleção do PNLD 2015, composta por livros impressos e digitais: Português: linguagens em conexão, volumes 1, 2 e 3, destinada ao Ensino Médio, de autoria de Graça Leão Sette, Marcia Travalha e RozárioStarling, publicada pela editora Leya em 2013, única coleção com livro digital aprovada pelo Programa. Iniciamos com a ideia norteadora de que o livro didático digital pode promover uma maior interação do sujeito em relação ao livro impresso, suscitando, consequentemente, uma maior autonomia para o sujeito na construção do discurso. Buscamos analisar se o livro didático digital aprovado pelo PNLD 2015 promove a interação e, consequentemente, torna o processo de ensino e aprendizagem mais significativo para os agentes que nele estão envolvidos. Além disso, observamos de que maneira esse livro digital converge e diverge em relação ao livro impresso, evidenciando se ele é de fato um livro digital ou apenas o impresso digitalizado. No desenvolvimento da pesquisa, foi necessário, inicialmente, realizar um vasto levantamento teórico que nos possibilitasse ter um parâmetro das características que um livro didático digital poderia abarcar, diante da pouca quantidade de estudos acadêmicos e teóricos desenvolvidos a esse respeito. A partir dessa discussão, pensamos as categorias e características a serem analisadas no corpus desta pesquisa. Realizamos a análise dos três livros que compõem a Coleção, em suas versões impressas e digitais. Analisamos os softwares dos livros digitais e as interfaces, bem como os Objetos Educacionais Digitais (OED) que o compõem, comparando-os com os livros impressos. Consideramos, ainda, como se processa o uso e trabalho da linguagem nesses materiais. A partir dessa análise, concluímos que o livro digital não pode ser visto como mera digitalização do livro impresso, apesar da maior parte de seu conteúdo e estrutura estar pautado nessa digitalização. Porém, o material ainda não abarca as características necessárias para que seja considerado como um livro didático digital interativo. Ele possui alguns poucos recursos complementares ao livro impresso, mas ainda é bastante restrito. Acreditamos, portanto, ser um livro que está a caminho de ser um livro didático digital.
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