O efeito do esforço físico na estabilidade postural e capacidade funcional dos membros inferiores em jovens jogadores de futebol São Paulo
Data
2013-09-18
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O futebol está entre os esportes com maior crescimento no número de praticantes na população jovem em todo o planeta. Aproximadamente 44% das lesões do futebol ocorrem em participantes com idade inferior a 15 anos. A maior incidência de lesões ocorridas nos últimos 15 minutos de cada tempo de uma partida de futebol sugerem que o esforço físico possa influenciar na alteração do controle neuromuscular e na capacidade de estabilização das articulações dos membros inferiores. Proposta O objetivo deste estudo é analisar os efeitos do esforço físico em partida de futebol na capacidade funcional e estabilidade dos membros inferiores em jovens jogadores de futebol. Desenho do estudo: Estudo laboratorial controlado Método Foram analisados 27 atletas jogadores de futebol submetidos a avaliação da capacidade funcional dos membros inferiores através de um protocolo de Hop Test e avaliação do nível de estabilidade postural através do Biodex Stability 2 System (Biodex, Inc., Shirley, Nova Iorque), antes e imediatamente após um tempo de jogo amistoso de futebol de campo com duração de 40 minutos. Resultados Após a partida, ocorreu uma diminuição no índice de estabilidade global (OSI)􀀀 (F(1,23) = 5.64, P = .026) e índice ântero-‐posterior(APSI) (F(1,23) = 5.24, P = .032). No Single Hop Test e Triple Hop Test constatamos maior capacidade funcional do membro dominante em relação ao não dominante na condição pré e pós jogo. Conclusão Partida de futebol causa diminuição da estabilidade e capacidade funcional dos membros inferiores em jovens jogadores.
Descrição
Citação
YAMADA, Ricardo Kim Fukunishi. O efeito do esforço físico na estabilidade postural e capacidade funcional dos membros inferiores em jovens jogadores de futebol São Paulo. 2013. 27 f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2013.