Análise da qualidade do atendimento nutricional prestado à crianças obesas e a criação de um padrão de adequação para estes atendimentos

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Data
2014-05-31
Autores
Cangerana, Luciana Alves [UNIFESP]
Orientadores
Nobrega, Fernando Jose de Nobrega [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
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Resumo
Objetivo: Elaborar uma sugestão de protocolo para o atendimento nutricional da criança obesa. Metodologia: Estudo de caráter qualitativo, o qual aborda questões ligadas ao atendimento nutricional de crianças obesas e também questões ligadas ao abandono de tratamento. A amostra foi composta por 10 nutricionistas com experiência no atendimento de crianças com obesidade e que atuem nas seguintes instituições: Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e Ambulatório de Bulimia e Transtornos Alimentares do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os depoimentos foram avaliados pelo método análise de conteúdo. Resultados: Os principais pontos do atendimento nutricional identificados na análise dos depoimentos foram classificados em 5 categorias: família, criança, profissional, preconceito e qualidade do serviço prestado. No que se refere aos motivos de abandono destaca-se: família, preconceito, profissional, qualidade dos serviços prestados, criança e modo de vida contemporâneo. Conclusões: A partir da análise dos depoimentos dos nutricionistas quando questionados quanto aos principais pontos abordados no atendimento nutricional da criança obesa e os principais motivos de abandono de tratamento, obtivemos as seguintes categorias: família, criança, profissional, preconceito, qualidade do serviço prestado e modo de vida contemporâneo. As categorias se misturam e se completam, estruturando e sustentando o protocolo de atendimento à criança obesa. Na categoria ?família? destaca-se a falta de rotina e a falta de conscientização e percepção da doença, já na categoria ?criança? o desestímulo e a frustração se evidenciam. ?O preconceito? deve ser considerado e tratado para que não prejudique o tratamento. Em ?modo de vida contemporâneo? percebemos os mitos em relação à alimentação e o nutricionista deve estar preparado para transmitir a função real dos alimentos. De um modo geral, devemos ler e ouvir o que não exposto ou falado pelo paciente, a formação do profissional deve ser mais humanística. E como resposta ao objetivo deste trabalho,foi elaborado uma sugestão de protocolo, à fim de atender melhor às necessidades no acompanhamento deste público específico.
Descrição
Citação
CANGERANA, Luciana Alves. Análise da qualidade do atendimento nutricional prestado à crianças obesas e a criação de um padrão de adequação para estes atendimentos. 2014. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), São Paulo, 2014.