O trabalho da fisioterapia junto aos trabalhadores com lombalgia crônica: desafios nos processos educativos

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Date
2015-10-30
Authors
Rocha, Fernanda Santos [UNIFESP]
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Alencar, Maria do Carmo Baracho de [UNIFESP]
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Dissertação de mestrado profissional
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Journal ISSN
Volume Title
Abstract
Aim: To investigate the teaching-learning processes related to postural orientations conducted by the physiotherapy team next to workers with chronic low back pain and retiremente from work situation in Santos region, and the knowledge of team on Permanent Health Education in a worker`s service unit. Methods: An exploratory study, descriptive and qualitative. In three steps. Step 1) invitation os physiotherapists to conduct individual interview with a script that were recorded and integral transcribed for categorial content analysis. Step 2) selected workers patientes, both genders, various professions, through physiotherapy records in the period 1 January to 20 July 2014, as: demographic, phone, profession, if experienced retirement of work situation, profession, among others. The subjects selected through records were invited to attend a meeting in Discussion Group, also the physiotherapists. Step 3) held a meeting for discussion group with the physiotherapy team with a script pre-elaborated and content analyses. Results: next to physiotherapists, occurend frequency of high demands of work, which promote difficulties to give more attention next to patients. Also stigmata next to work retirement situation and the supposed interest to learn, acknowledge of Permanent Health Education and others, that influenced in teaching-learning processes. In Discussion Group evidenced between workers the difficulties to apply the postural orientations out of the therapeutic ambient, fear of the return to work, aggravation of pain and chronic symptoms after the physiotherapy sessions, among others. Final Thoughts: This present study evidenced difficulties next to the teaching-learning process during postural orientations performed by physiotherapists, as well as the lack of information on Permanent Health Education and its applicability in their everyday practices. It´s necessary to understand the various processes involved, review and get better ways and methods to promote educational processes.
Investigar sobre o processo de ensino-aprendizagem relacionado às orientações posturais realizadas por uma equipe de Fisioterapia junto aos trabalhadores com lombalgia crônica e em situação de afastamento do trabalho, e sobre a Educação Permanente em saúde neste processo em um serviço de saúde do trabalhador da Baixada Santista. Estudo exploratório, descritivo e qualitativo. Foi realizado em três etapas. Etapa 1) convite aos fisioterapeutas e utilizado de roteiro pré-elaborado para a realização de entrevistas individuais que foram gravadas e transcritas na íntegra para análise de conteúdo. Etapa 2) foram selecionados através dos prontuários da Fisioterapia, os pacientes trabalhadores atendidos no período de 01 de janeiro à 20 de julho de 2014, e obtido dados da ficha da avaliação fisioterapêutica como: pessoais, telefone, profissão, se vivenciou e/ou permanência em situação de afastamento do trabalho, entre outros. Os sujeitos selecionados através dos prontuários foram convidados a participar de um encontro em Grupo de Discussão, junto com os fisioterapeutas. Para o debate utilizou-se um roteiro pré-elaborado, que foi gravado e transcrito na íntegra para análise de conteúdo. Etapa 3) foi realizado um encontro em Grupo de discussão com a equipe de Fisioterapia, com a utilização de roteiro pré-elaborado e análise de conteúdo, Resultados: Junto aos fisioterapeutas, ocorreu com frequência demandas intensas de trabalho, que dificultam uma maior atenção junto aos pacientes, estigmas junto à situação de afastamento do trabalho e o "suposto" não interesse pelo aprendizado, desconhecimento sobre Educação Permanente em Saúde, que influenciaram nos processos de ensino-aprendizagem. No Grupo de Discussão, evidenciou-se entre os trabalhadores as dificuldades de cuidados posturais fora do ambiente terapêutico, medo do retorno ao trabalho, do agravamento dos sintomas dolorosos crônicos após as sessões de fisioterapia, entre outros. Conclusões: O presente estudo evidenciou dificuldades no processo de ensino-aprendizagem durante as orientações posturais realizadas pelos fisioterapeutas, bem como ausência de informação sobre Educação Permanente em Saúde e sua aplicabilidade no cotidiano de suas práticas. É necessário compreender melhor os diversos processos envolvidos, rever e melhorar os modos e meios de promover processos educativos.
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Citation
ROCHA, Fernanda Santos. O trabalho da fisioterapia junto aos trabalhadores com lombalgia crônica: desafios nos processos educativos. 2015. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2015.