O ensino do SUS na graduação médica da Universidade Federal do Amapá.

Data
2014
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
Este trabalho tem como propósito investigar o ensino da Temática SUS no curso de graduação em Medicina da Universidade Federal do Amapá envolvendo três movimentos: 1. Caracterização da abordagem do SUS na estrutura formal do currículo, em âmbito Institucional; 2. Identificação das condições do ensino do SUS na graduação médica na perspectiva do reitor, da coordenação e tutores do curso; 3. Avaliação do ensino da temática do SUS na perspectiva dos alunos do 5º semestre do curso. O primeiro movimento comportou a análise documental tendo como fonte o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). No segundo movimento, os dados foram coletados a partir de entrevista semi-estruturada. O terceiro movimento consistiu na investigação da percepção dos alunos do 5º semestre sobre o ensino do SUS a partir da aplicação de um questionário e a realização de dois grupos focais. Privilegiando uma abordagem qualitativa, os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo, modalidade temática. O PPC do curso de Medicina da UNIFAP preconiza o ensino voltado para o SUS, valorizando o aprendizado pela prática, atendendo as recomendações das DCN (2001). Para o reitor, a metodologia tem demonstrado ser melhor para o aprendizado do SUS do que no modelo tradicional de ensino, mas aponta problemas na execução prática do projeto. Segundo os docentes, o modelo de ensino integrado ainda apresenta dificuldades na interlocução entre conteúdos das áreas básicas com as clínicas, assim como entre a teoria e a prática. Para os docentes, os alunos conhecem o SUS e a temática é bem aceita por eles. Ressaltamse, entretanto, deficiências relacionadas às condições de ensino nos espaços das unidades de saúde, envolvendo não só as condições físicas quanto à disponibilidade de profissionais para receber os alunos. Consoante com estes resultados, os alunos referem como satisfatório o aprendizado teórico, deixando a desejar o aprendizado prático nos cenários do SUS. Valorizando o IESC como propiciador de vivências práticas, eles identificam falhas referentes à qualificação de docentes e preceptores, em meio às deficiências das UBS, que se explicita na crítica ao planejamento das atividades didáticas exercidas junto aos alunos. O estudo sugere como proposta o desencadeamento de um movimento de reavaliação do processo de implantação do projeto político pedagógico, ao lado das medidas já em andamento.
The aim of this study was to investigate the teaching of the SUS* (National Health System) in the undergraduate course of Medicine, at the Federal University of Amapá involving three movements: 1. Characterization of the SUS approach in the formal structure of the curriculum inside the Institutional organization 2. To identify the SUS teaching conditions in undergraduate course of medicine from a dean, coordination and tutors´ perspectives in relation to the course 3. Evaluation of the SUS teaching, from the perspective of 5th semester students of the course. The first movement involved document analysis based on the Pedagogical Project Course (PPC). In the second movement, data were collected through semi - structured interviews. The third movement investigated the 5th semester students´ perceptions on SUS teaching based on an applied questionnaire and two focus groups were conducted. Privileging a qualitative approach, data were analyzed using the technique of analysis of thematic content. The PPC of UNIFAP Course of Medicine advocates the SUS teaching, valuing learning in practice, in accordance with NCG (National Curriculum Guidelines, 2001). According to the dean of the university, the applied methodology showed to be better to learn the SUS than in the traditional teaching model, but he points out problems in the practical implementation of the project. According to teachers, the integrated model of education still presents difficulties in the dialogue between content of the basic areas with clinical, as well as theory and practice. For them, students know the SUS thematic and this thematic is we ll accepted by them. However, they emphasized the deficiencies related to the conditions of education in the areas of health facilities, involving not only the physical conditions as the availability of professionals to receive students. Consistent with these results, students refer as satisfactory the theoretical learning, but emphasize that the practical learning was not satisfactory in SUS environment. Valuing the teaching-service community integration – IESC, as a place which enables the practical experience, they identified some problems regarding professors and preceptors qualification among de Health Basic Units deficiencies, which explains the criticism when planning didactical activities performed by the students. The study suggests a movement to reassess the implantation of the political pedagogical project in conjunction with the current measures.
Descrição
Citação
NEVES, Maribel Nazaré dos Santos Smith. O ensino do SUS na graduação médica da Universidade Federal do Amapá. 2014. 183f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde) – Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014
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