Avaliação da percepção auditiva em sujeitos afásicos: relação entre o processamento auditivo e a compreensão prosódica

Data
2012
Tipo
Dissertação de mestrado
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Resumo
A avaliacao detalhada da compreensao em afasicos e essencial para a conduta terapeutica, entretanto a maioria das baterias convencionais de linguagem nao contempla aspectos de percepcao auditiva como a compreensao prosodica, importante para a comunicacao. Os testes de processamento auditivo temporal, que tem sido usados por alguns pesquisadores na avaliacao de individuos com lesao cerebral sao associados pela literatura aos deficits de prosodia, contudo, nao foram encontrados trabalhos que comprovem esta relacao. Alem disso, a aplicacao dos testes de processamento auditivo temporal tem sido feita solicitando como resposta a nomeacao e a imitacao, e como os afasicos, em especial os nao-fluentes, tem dificuldade na expressao verbal, fica a duvida se eles teriam um desempenho diferente se uma via alternativa fosse oferecida para a resposta, por exemplo, apontar. O objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho de individuos afasicos em testes de compreensao prosodica e de processamento auditivo temporal, comparando-os com individuos sem lesao, e investigar se ha correlacao entre o desempenho dos individuos nestes testes. Foram selecionados 23 afasicos, sendo 12 fluentes e 11 nao-fluentes, pareados em idade e escolaridade com 30 sujeitos sem lesao. Os resultados mostraram que os afasicos fluentes e nao-fluentes apresentaram alteracao do processamento auditivo temporal, mesmo quando a resposta solicitada foi apontar. Os afasicos apresentaram tambem alteracao nos testes de prosodia. Os testes estatisticos demonstraram haver correlacao entre os testes de prosodia e o teste de padrao de duracao na modalidade de resposta imitacao
Descrição
Citação
ALEXANDRE, Renata Strobilius. Avaliação da percepção auditiva em sujeitos afásicos: relação entre o processamento auditivo e a compreensão prosódica. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2012.
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