A consulta na atenção básica a Saúde: proposta de instrumento de estudo com base em informe de usuários

Data
2006
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a consulta médica é um momento que reúne excelentes condições para produzir atos e intervenções de impacto sobre os usuários e muitas de suas necessidades em saúde. O objetivo deste trabalho é construir um instrumento de investigação quantitativa que obtenha elementos para descrever a abrangência de uma primeira consulta, por meio de informe de usuários de UBSs. Para decidir o conteúdo e a forma das questões, além da aplicação do instrumento no campo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em várias fontes que estabelecem a estrutura da consulta médica, com a finalidade de elaborar o diagnóstico e desenvolver ações e condutas adequadas. Como pré¬ teste, de agosto a outubro de 2004 423 abordagens de usuários, nas circunvizinhanças de UBSs, que resultaram em 66 aplicações de uma versão preliminar do questionário em nove dias diferentes e em várias regiões da cidade de São Paulo. A cada vez o instrumento era reavaliado e reformulado visando melhorar sua eficiência. O produto dessa pesquisa é um questionário semi-¬estruturado com número variável de questões a depender das características sexo-etárias do respondente. Foi realizado um estudo-piloto em três UBSs, em diferentes regiões do município. Os dados coletados mostraram que o instrumento foi capaz de abordar questões relevantes sobre aspectos comportamentais (relação interpessoal médico-paciente e questionamento médico sobre hábitos e estilo de vida dos pacientes), interrogatório dos médicos sobre prevenção de agravos à saúde e, ainda, sobre a realização de alguns elementos do exame físico e da anamnese
Descrição
Citação
FIORIN, Anderson Cleber. A consulta médica na atenção básica à saúde: proposta de instrumento de estudo com base em informe de usuários. 2006. 70 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2006.
Pré-visualização PDF(s)