Validação da bioimpedanciometria segmentar como método aplicado ao diagnóstico de comprometimento metastástico linfonodal no melanoma cutâneo

Data
2003
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O melanoma cutaneo e um cancer que merece atencao, justificada pela sua crescente incidencia, facilidade diagnostica, porem elevada letalidade em casos avancados. O comprometimento metastatico de linfonodos regionais e o principal fator preditor de sobrevida para os portadores de melanoma cutaneo.) Oferecer um metodo diagnostico seguro e confiavel na medicina, geralmente envolve alta tecnologia, elevado custo e muitas vezes a necessidade de invasao do paciente. Estudos sobre pecas', cirurgicas, ~ referem a capacidade da bioimpedancia identificar a presenca de tecido tumoral na prostata e na mama. A medida da impedancia tambem mostrou capacidade de diferenciar processo inflamatorios de tumores em avaliacao de massas pulmonares. Com o intuito de avaliar a capacidade da bioimpedancia em diagnosticar melanoma metastatico em linfonodos, desenvolveu-se estudo onde incluiu-se 18 pacientes virgens de tratamento portadores de melanoma cutaneo em estadio clinico III (AJCC).I Submeteu-se os pacientes a medida da impedancia (corrente de, 800gA e frequencia de 50KHz), corporal total, segmentar sobre as cadeias de drenagem linfatica acometidas e logo apos a linfadenectomia em todos os linfonodos dissecados e avaliados individualmente. Da medida da bioimpedancia, obtive-se os valores da resistencia e da reatancia capacitiva, com os quais calculou-se os valores da impedancia e do angulo de fasea(au)
Descrição
Citação
BIASI, Luciano José. Validação da bioimpedanciometria segmentar como método aplicado ao diagnóstico de comprometimento metastástico linfonodal no melanoma cutâneo. 2003. 104 f. Dissertação (Mestrado) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 2003.