Estudo da validade e confiabilidade de um instrumento de terapia ocupacional: auto-avaliação do funcionamento ocupacional(SAOF)

Nenhuma Miniatura disponível
Data
2000
Autores
Tedesco, Solange [UNIFESP]
Orientadores
Iacoponi, Eduardo [UNIFESP]
Tipo
Dissertação de mestrado
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Resumo
O reconhecimento e a evolucao da Terapia Ocupacional em paises como Estados Unidos, Canada, Inglaterra e Continente Europeu estao centrados na pratica clinica. Definicoes da profissao, metodos e tecnicas tem sido desenvolvidos em funcao ou consequencia dessa pratica. Grande enfase tem sido dada na construcao de instrumentos de avaliacao desses construtos, na expectativa de alcancar medidas de eficacia da Terapia Ocupacional. Na Area da Saúde Mental, apos levantamento e resumo de instrumentos de avaliacao, destaca-se o Self Assessment of Occupational Functioning - SAOF - (Baron et Curtin, 1990), como objeto de estudo. O SAOF e um instrumento de auto-avaliacao do funcionamento ocupacional com caracteristicas semelhantes aos instrumentos especificos desenvolvidos por terapeutas ocupacionais nos EUA. Sua construcao permite a aplicacao de 23 itens subdivididos em sete areas, permitindo uma analise dos itens ou das areas. O objetivo do presente trabalho foi o estudo da traducao para o portugues e obtencao dos indices de validade de criterio e de contabilidade. A traducao foi realizada atraves da tecnica da retrotraducao, enfocando-se principalmente uma equivalencia conceitual. Para o estudo de validade de criterio, considerou-se como um padrao-ouro a avaliadora, que detem um amplo conhecimento do embasamento teorico do instrumento e a fornacao especifica na area de avaliacao em Terapia Ocupacional. Para atingir esse objetivo, foi realizado um estudo da comparacao das respostas entre tres avaliadoras, atraves do teste de Kappa, obtendo-se bons indices de concordancia. O estudo de contabilidade teste-reteste foi realizado em amostra clinica sugerindo baixos indices de correlacao na analise dos itens e bons indices na analise das areas. Os resultados obtidos neste estudo sugerem a necessidade de ampliacao do estudo de escalas de avaliacao de Terapia Ocupacional no nosso meio e o cuidado na aplicacao de escalas desenvolvidas em outra cultura
Descrição
Citação
TEDESCO, Solange Aparecida. Estudo da Validade e Confiabilidade de um Instrumento de Terapia Ocupacional: Auto-Avaliação do Funcionamento Ocupacional (SAOF). 2000. 168 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Mental) - Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo. Sao Paulo, 2000.