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dc.contributor.advisorWitter, Geraldina Porto [UNIFESP]
dc.contributor.authorGarcia, Teresinha Joana Mei [UNIFESP]
dc.date.accessioned2015-12-06T22:56:30Z
dc.date.available2015-12-06T22:56:30Z
dc.date.issued1993
dc.identifier.citationGARCIA, Teresinha Joana Mei. Formação em enfermagem: perspectivas na Escola Paulista de Medicina. 1993. 313 f. Tese (Doutorado) - Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo. São Paulo, 1993.
dc.identifier.urihttp://repositorio.unifesp.br/handle/11600/12370
dc.description.abstractTendo em vista a formação da(o) Enfermeira(o) Obstetra e as perspectivas da Escola Paulista de Medicina, realizou-se um estudo com caraterísticas históricas e analise documental. Em relação As dimensões dos termos "Enfermagem" mostraram que ela 6 "a Ciência do Cuidado", embora esta acepção requeira outros estudos com a finalidade de elucidar o "Saber" e o "Fazer". A palavra "Obstetrícia" 6 encontrada com frequência significativa nos textos redigidos na lingua Portuguesa (60,3%) e seu estudo importante na elaboração de definições operacionais. A formação das(os) Enfermeiras(os) Obstetras foi descrita e exemplificada desde suas origens, seguindo-se aspectos concernentes ao ensino vinculado A prática profissional segundo a legislação vigente. Os aspectos básicos do ensino da Enfermagem Obstétrica a nível de Graduação e Pós-Graduação foram estudados, estabelecendo, desta forma como ponto de referência e objeto especifico da análise a Enfermagem Obstétrica na Escola Paulista de Medicina; o número de disciplinas, corpo docente e discente incluidos nos programas de ensino foram também enfocados. Ao enfatizar a Obstetrícia Social e representando uma base sólida para formação profissional e desenvolvimento de pesquisa, a Escola Paulista de Medicina pode ser considerada pioneira nestas areas no Brasil.pt
dc.description.abstractViewing the Obstetrical Nurse formation and "Escola Paulista de Medicina" perspectives, the research in one study with historical characteristics and documental analysis regarding the terms "Nursing" and "Obstetrics" dimensions showed the dimensions of the term "Nursing" is "the Science of Care" although this acceptation needs further studies in order to clarify the "Knowing" and "Doing". The word "Obstetrics" is found with significant frequency in Portuguese-written texts (60.3%) and its understanding is important for the elaboration of operational definitions. The formation of Obstetrical Nurses was described and exemplified since its origins followed by the aspects related to teaching linked to the professional practice in accordance with the enacted legislation. Basic aspects of the Obstetrical Nursing teaching at Undergraduate and Graduate levels were focused thus establishing at Undergraduate and Graduate levels were focused thus establishing as a reference point and specific object of analysis the Obstetrical Nursing within "Escola Paulista de Medicina"; the number of disciplines, faulty members and Student body included in the teaching programs were also approached. By emphasizing Social Obstetrics and representing a sound foundation in the professional upbringing and research development, Escola Paulista de Medicina may be considered as the pioneer in those fields in Brazilen
dc.format.extent313 p.
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.rightsAcesso restrito
dc.subjectEnfermagem Obstétricapt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectLegislação de Enfermagempt
dc.titleFormação em enfermagem: perspectivas na Escola Paulista de Medicinapt
dc.typeTese de doutorado
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
dc.identifier.fileTese-1567_parte01.pdf
dc.identifier.fileTese-1567_parte02.pdf
dc.identifier.fileTese-1567_parte03.pdf
dc.description.sourceBV UNIFESP: Teses e dissertações
unifesp.campusSão Paulo, Escola Paulista de Enfermagem (EPE)pt
unifesp.graduateProgramEnfermagem – São Paulo


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