PPG - Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos da fotobiomodulação com laser vermelho e infravermelho na obstrução nasal de crianças e adolescentes com rinite alérgica(Universidade Federal de São Paulo, 2024-09-02) Teixeira. Tereza Cristina [UNIFESP]; Wandalsen, Gustavo Falbo [UNIFESP]; Matsumoto, Fausto Yoshio [UNIFESP]; Cappellette Júnior, Mario [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/1434982042178520; http://lattes.cnpq.br/3772804052798387; http://lattes.cnpq.br/4807350957191775; http://lattes.cnpq.br/8993766157895438Introdução: As causas da obstrução nasal são diversas e podem incluir alergias, infecções, exposição a irritantes ambientais e condições crônicas como a rinite. A avaliação da obstrução nasal pode ser realizada objetivamente através da rinometria acústica, que mensura de forma rápida e indolor, a geometria nasal e subjetivamente através da Escala Visual Analógica (EVA), ferramenta frequentemente utilizada para avaliar a intensidade dos sintomas nasais de forma quantitativa em crianças. A aplicação de LASERs oferece efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, melhorando os sintomas de forma não invasiva e sem os efeitos adversos dos medicamentos tradicionais. Os LASERs emitem luz de baixa intensidade que podem oferecer potenciais benefícios no tratamento da obstrução nasal em pacientes com rinite alérgica. Objetivos: O objetivo deste estudo é avaliar o efeito da fotobiomodulação com LASER vermelho e infravermelho de forma intra e extra-nasal na obstrução nasal e outros sinais clínicos de crianças e adolescentes com rinite alérgica. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico exploratório, randomizado, controlado, duplo-cego e cruzado, realizado com 31 crianças e adolescentes com rinite alérgica do ambulatório da Disciplina de Alergia, Imunologia Clínica e Reumatologia da UNIFESP. Os participantes, com idades entre 8 e 17 anos, foram divididos em dois grupos para receber de forma sequencial tratamento com LASER e simulação de LASER (placebo) ou vice-versa. A fotobiomodulação com LASER vermelho foi aplicada intra e extranasal, utilizando um LASER de diodo portátil e o placebo foi feito com luz vermelha. O estudo utilizou rinometria acústica e a Escala Visual Analógica (EVA) para monitorar a obstrução nasal no momento basal e a cada 10 minutos por 30 minutos após cada intervenção. Os parâmetros registrados na rinometria acústica foram os volumes nasais (V5 e V2-5) e áreas de seção transversal mínima (MCA1 e MCA2). Foram considerados respondedores aqueles que apresentaram aumento de V5 g10% 30 minutos após a aplicação de LASER. Resultados: A aplicação do LASER resultou em aumento significativo do V5 e redução da EVA imediatamente após sua aplicação, com incremento progressivo dos volumes nasais (V5 e V2-5) e decréscimo de EVA ao longo do período de observação. Foi encontrado aumento médio de 0,81cm³ no V5 e de 0,79cm³ no V2-5 após 30 minutos da aplicação do LASER e redução média de 0,61 pontos na EVA de obstrução nasal. De acordo com o ponto de corte definido, encontramos que 58% dos participantes responderam ao tratamento com LASER. Entre os respondedores houve aumento médio de 18,4% no V5, enquanto que entre os não respondedores houve aumento médio de 0,8% no V5. Não foram relatados efeitos adversos significativos após aplicação do LASER, apenas um caso de ardor local. Conclusões: A aplicação intra e extranasal do LASER vermelho e infravermelho no estudo reduziram de forma significativa a obstrução nasal em crianças e adolescentes com rinite alérgica.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Alergia, asma e "ômicas": oportunidades com impacto imediato(Universidade Federal de São Paulo, 2024-07-24) Cruz, Renata Harumi [UNIFESP]; Condino Neto, Antonio; http://lattes.cnpq.br/5546433568874059; http://lattes.cnpq.br/4270739341080598Introdução: A presença de doenças alérgicas no período da infância e da adolescência é considerada comum. Entretanto, o seu tratamento gera altos custos para sistema de saúde público além de ter impactos profundos na rotina das crianças e dos pais, gerando faltas escolares e faltas no trabalho. Segundo dados da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), aproximadamente 30% da população brasileira têm algum tipo de alergia e desse percentual 20% são crianças. Atualmente, os tratamentos utilizados para as alergias, são: farmacológicos (corticoides), imunoterápicos, tratamento com imunobiológicos (anticorpos monoclonais). Estes contribuem de certa forma para uma melhora dos sintomas, entretanto, ainda não são suficientes para a melhora significativa que direcione para uma melhor qualidade de vidas dos pacientes. Objetivo: investigar proteínas-alvos (possíveis biomarcadores) a nível proteômico relacionados à alergia e doenças atópicas por meio de análise de banco de dados públicos. Metodologia: a metodologia utilizada nesta pesquisa foi a busca de dados robustos em artigos publicados e avaliados por pares, seguida da utilização do STRING, disponível online, em que revela as interações entre proteína-proteína conhecidas e previstas. As interações incluem associações diretas (físicas) e indiretas (funcionais); seus dados derivam da previsão computacional, da transferência de conhecimento entre organismos e de interações agregadas de outros bancos de dados (primários). Resultados: Os resultados demonstraram que a proteína identificada, a S100A8, esteve presente no grupo plasma e célula humana, em que ambos compartilham a mesma proteína entre si dentro do contexto da imunidade inata, entretanto no grupo camundongo não foi identificado. Pode-se observar também a porcentagem de participação das proteínas pelo Gene Ontology, demonstrando sua participação na resposta do sistema imune inato. Conclusão: Neste estudo propomos trazer um olhar especial para as ciências ‘ômicas’ no intuito de descobrir, identificar, proteínas-alvos, ou possíveis biomarcadores que auxiliem um melhor entendimento dos mecanismos que levam à inflamação e, aos danos dos órgãos e consequentemente, uma baixa qualidade de vida ou até mesmo à morte. A identificação da possível proteína biomarcadora pode, potencialmente, por exemplo, auxiliar no prognóstico de reincidência da doença, bem como a forma de tratamentos personalizados no futuro próximo. Para este passo acreditamos que é importante também ressaltar a importância do estudo in silico.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Eficácia e segurança de práticas integrativas e complementares no suporte a pacientes em cuidados paliativos pediátricos: revisão sistemática e metanálise(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-10) Rocha, Aline Maria de Oliveira Rocha; Len, Cláudio Arnaldo [UNIFESP]; Iglesias, Simone Brasil de Oliveira [UNIFESP]; Santos, Flávia Heloisa dos; http://lattes.cnpq.br/3496390916491127; http://lattes.cnpq.br/5842894807452055; http://lattes.cnpq.br/5997256114741601; http://lattes.cnpq.br/0800081020946853Introdução: As práticas integrativas em saúde (PICS) têm sido cada vez mais incorporadas ao suporte em cuidados paliativos pediátricos (CPP), uma vez que ambos trazem como princípios comuns o conceito de cuidado holístico, abordagem multidimensional e promoção de qualidade de vida. Além disso, o profissional que se dedica ao cuidado de crianças com necessidades paliativas e às práticas integrativas em saúde deve estar comprometido com o conhecimento técnico de sua área de atuação, com a disponibilidade para criar vínculos de confiança, acolhendo demandas em todas as dimensões do cuidado à criança, sempre respeitando os princípios éticos. Entretanto, ainda há uma escassez de evidências científicas e pouco padrão para o treinamento de profissionais de práticas integrativas com crianças em cuidados paliativos. Objetivos: Realizar uma revisão sistemática com metanálise para responder à pergunta de pesquisa relacionada à eficácia e segurança das PICS no tratamento de pacientes em cuidados paliativos pediátricos; identificar o escopo de práticas utilizadas em pacientes pediátricos em cuidados paliativos e os possíveis benefícios ou riscos identificados, especialmente nas indicações para controle de sintomas e promoção de qualidade de vida. Método: Foram realizadas duas revisões sistemáticas com metanálises, utilizando descritores universais associados a descritores específicos de cada uma das práticas nas principais bases de dados (Embase, Cochrane, Medline/PubMed, Scopus, Google Scholar, Lilacs, Scielo), com filtro destinado a menores de 18 anos, ou em algumas bases de dados, adicionando os descritores "child*" OR "pediatrics". A população incluída consistiu em pacientes menores de 18 anos, com indicação de cuidados paliativos, submetidos a práticas integrativas e complementares, em comparação aos que não receberam essas práticas. Os resultados analisados foram controle de sintomas, promoção de bem-estar e qualidade de vida. Não houve restrições de idioma ou ano de publicação. A análise estatística utilizou média e desvio-padrão para variáveis contínuas, e frequência e proporção para variáveis dicotômicas, com intervalo de confiança de 95%. A heterogeneidade foi considerada significativa se I²>50%, e p foi considerado significante quando <0,05. Na condução da metanálise em rede, foi utilizada a abordagem frequentista em linguagem R, no programa R Studio. Resultados: Após a aplicação dos critérios de inclusão, 43 estudos foram selecionados para análise final em cada revisão. Foi possível observar que, nestas pesquisas, os grupos mais estudados foram os de doenças oncológicas, neurológicas e doenças crônicas que ameaçam a vida. Citamos, como desfechos mais avaliados no controle de sintomas: dor, ansiedade, náuseas, vômitos, insônia, espasticidade, fadiga, convulsão e constipação. No que concerne à qualidade de vida, foram estudados o estresse relacionado à doença ou tratamento, estado funcional, bem-estar, estratégias de enfrentamento, humor, suporte social e de saúde mental. Foi possível realizar uma metanálise com dois estudos que utilizaram a medicina ayurvédica no tratamento da espasticidade de crianças com condições neurológicas, e uma metanálise em rede com os desfechos citados anteriormente, aplicando terapias como hipnose, musicoterapia, aromaterapia, fitoterapia e terapias mente-corpo. Conclusões: Apesar de poucos estudos em formato de ensaio clínico randomizado e metodologias bem definidas, alguns resultados chamaram atenção quando analisados estatisticamente. Foi possível evidenciar benefícios com a prática de manipulação corporal da medicina ayurvédica no auxílio do controle de espasticidade em crianças com paralisia cerebral em cuidados paliativos, bem como a aplicação de hipnose, direta e indireta, no controle de sintomas e promoção de qualidade de vida em pacientes oncológicos, com condições neurológicas ou outras doenças crônicas complexas em cuidados paliativos.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Melatonina e sua relação com os componentes da síndrome metabólica em crianças, adolescentes e adultos jovens tratados por tumores primários da glândula pineal(Universidade Federal de São Paulo, 2024-08-09) Bustamante, Talita de Faria [UNIFESP]; Siviero-Miachon, Adriana Aparecida [UNIFESP]; Spinola-Castro, Angela Maria [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8489881363515207; http://lattes.cnpq.br/2051040617850849; http://lattes.cnpq.br/8579234594456474OBJETIVOS: Avaliar os componentes da síndrome metabólica, composição corporal, distribuição de gordura e adipocinas, antes e após o tratamento de suplementação com melatonina, em pacientes com tumores primários na glândula pineal, que possuem diminuição ou perda do ritmo de secreção deste hormônio. Correlacionar estas variáveis com a ausência de melatonina e seu comportamento após a sua reposição. CASUÍSTICA E MÉTODO: Pacientes tratados por tumores primários da pineal, com menos de 30 anos e fora de terapia há pelo menos 4 meses, avaliados de acordo com variáveis relacionadas ao paciente, doença e tratamento, medidas antropométricas, composição corporal, distribuição de gordura, perfil metabólico e adipocinas, antes (T1), 3 meses (T2), 6 meses (T3) e 12 meses (T4) após a suplementação com melatonina na dose de 0,315 mg. A análise estatística foi realizada por meio de técnicas de reamostragem: bootstrapping e teste de Monte Carlo. As comparações foram realizadas através do teste de Friedman. RESULTADOS: Onze pacientes, idade de 16,3 (DP=5,7) anos no T1, sendo 8/11 (72,7%) do sexo masculino e 8/11 (72,7%) púberes. O tumor células germinativas não-germinomatoso foi o mais prevalente em 5/11 (45,5%). Todos realizaram quimioterapia e 10/11 (90,9%) receberam radioterapia (RT) cranial. Três de 11 (27,3%) eram deficientes de hormônio do crescimento (GH), estando apenas dois em reposição de rhGH, e 1/11 (9,1%) em tratamento para hipogonadismo. O índice de massa magra apresentou um aumento significativo ao longo das consultas, sem alterações na massa gorda. Os tecidos adiposos subcutâneo e visceral aumentaram, apesar da melatonina. O índice de resistência à insulina (HOMA1-IR), HDL-colesterol e os triglicérides não apresentaram alterações significativas, mas a pressão arterial mostrou uma tendência à queda, apesar de nenhum paciente ser considerado hipertenso ou diabético. A leptina apresentou redução e a adiponectina marcada elevação, não significativa, no decorrer das visitas. A única variável que sofreu efeito do tempo sem melatonina foi a pressão arterial diastólica. A RT cranial aumentou o tecido adiposo visceral e a leptina. A reposição com rhGH diminuiu a massa gorda, tecido adiposo visceral, pressão arterial diastólica, glicose pós-sobrecarga e aumentou a adiponectina. CONCLUSÃO: Pacientes tratados por tumores da pineal e insuficientes em melatonina se beneficiam de sua suplementação, apesar dos efeitos da RT cranial. Ainda são necessários mais estudos para determinar a dose de melatonina suficiente para superar o efeito deletério da RT nestes pacientes.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Efeitos comparados de um programa de mindfulness desenvolvido para a realidade brasileira e de um programa validado internacionalmente na promoção de saúde mental e das habilidades socioemocionais para crianças no contexto educacional público(Universidade Federal de São Paulo, 2024-10-10) Georgini, Thais Guedes [UNIFESP]; D'Almeida, Vânia [UNIFESP]; Demarzo, Marcelo Marcos Piva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9242996936416312; http://lattes.cnpq.br/7220411418339421; http://lattes.cnpq.br/5320862807120321Objetivo: Avaliar a efetividade do programa brasileiro de meditação Mágica da Meditação, comparando-o com o programa internacional K5 Mindful Schools, utilizando indicadores de saúde mental, habilidades socioemocionais e habilidades de mindfulness. Métodos: Estudo quanti-qualitativo, ensaio controlado. Foram incluídos 78 estudantes de escola pública, de 9 a 11 anos, randomizados por cluster: Programa 1 (internacional) e Programa 2 (nacional). Cada grupo participou de 10 sessões de 30 minutos. Foram aplicados os instrumentos pré e pós-intervenção: Questionário de Capacidades e Dificuldades (SDQ), Medida de Mindfulness para Crianças e Adolescentes (CAMM), Questionário de Regulação Emocional para Crianças e Adolescentes (ERQ-CA) e Desenho-estória com tema. Resultados: Os dados do SDQ pré-intervenção revelaram níveis anormais em problemas de conduta (86%), problemas de relacionamento com outras crianças (49%) e na pontuação total do SDQ (42%). Programa 1 (P1): Ter participado do P1 mostrou baixa correlação entre hiperatividade e eficácia do SDQ Total (r = 0,247) e entre problemas de relacionamento e eficácia do SDQ Total (r = 0,258). A análise de conteúdo indicou maior ocorrência de "falta de regulação emocional" (14%) e "desinteresse" (21%) pós-intervenção. Programa 2 (P2): Ter participado do P2 mostrou correlação positiva moderada para sintomas emocionais e eficácia do SDQ Total (r = 0,447), problemas de conduta e eficácia do SDQ Total (r = 0,552) e hiperatividade e eficácia do SDQ Total (r = 0,567). A análise de conteúdo pós-intervenção destacou maior ocorrência de "bem-estar e amabilidade" (39%) e "regulação emocional e resiliência" (32%). Na análise de efetividade do CAMM pré e pós-intervenção, comparado com a idade das crianças, o Programa 2 apresentou diferença positiva para crianças de 9 anos (2,000) e 10 anos (0,619). No Programa 1, a diferença positiva foi observada apenas com as de 11 anos (2,077). Conclusões: Nesse estudo, o programa Mágica da Meditação se correlacionou com efeitos mais positivos para os estudantes, em especial, ampliando as habilidades socioemocionais e habilidades de mindfulness.