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    Acesso aberto (Open Access)
    Caminhos para o ensino da agroecologia. Volume II – Atividades didáticas
    (G3 Comunicação, 2023) Lorenzo Montero, Leda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6807335827026771
    Este material foi elaborado como suporte para a realização de atividades didáticas sobre Agroecologia e alimentação saudável, que podem ser aplicadas tanto em escolas, quanto em contextos de educação não-formal. O alimento é uma das bases da nossa existência, pois sem comer, não podemos viver. Dai surgem questões, como: “O que você alimenta quando se alimenta?” “Me diga o que você come, que eu te direi quem é você” Aqui, nós propomos uma série de atividades para fortalecer o conhecimento sobre esses assuntos de forma lúdica, com a esperança de contribuir para formar cidadãos melhor nutridos e informados e, portanto, mais livres.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Caminhos para o ensino da agroecologia. Volume I – Fichas conceituais para apoio docente
    (G3 Comunicação, 2023) Lorenzo Montero, Leda [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6807335827026771
    Este material foi elaborado como suporte para a realização de atividades didáticas sobre Agroecologia e alimentação saudável, que podem ser aplicadas tanto em escolas, quanto em contextos de educação não-formal. O alimento é uma das bases da nossa existência, pois sem comer, não podemos viver. Dai surgem questões, como: “O que você alimenta quando se alimenta?” “Me diga o que você come, que eu te direi quem é você” Aqui, nós sistematizamos conhecimento sobre esses assuntos de forma didática, com a esperança de contribuir para formar cidadãos melhor nutridos e informados e, portanto, mais livres.
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    Acesso aberto (Open Access)
    ICP-MS Espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado
    (Quipá, 2023) Nogueira, Angerson [UNIFESP]; Brito, Andréa Santana de [UNIFESP]; Coelho, Alana da Conceição Brito [UNIFESP]; Vieira, Amanda Basilio; Cavalcante, Cleusa [UNIFESP]; Labuto, Geórgia [UNIFESP]; Santos, Lúcia Fernanda dos [UNIFESP]; Barros, Matheus de Lima Ribeiro [UNIFESP]; Lourenço, Riad Dantas [UNIFESP]; Lorençatto, Rodolfo; http://lattes.cnpq.br/6172517093430235; http://lattes.cnpq.br/4316852369792661; http://lattes.cnpq.br/3800019382911869; http://lattes.cnpq.br/8783761969208327; http://lattes.cnpq.br/2683570921094361; http://lattes.cnpq.br/4933252636705546; http://lattes.cnpq.br/1936782194249535; http://lattes.cnpq.br/5088524209332456; http://lattes.cnpq.br/1827737135835318; http://lattes.cnpq.br/9249201526927080
    O propósito desta obra foi proporcionar um texto simples e objetivo para introduzir a técnica de espectrometria de massas com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) para alunos de graduação. A intenção foi criar um material objetivo e acessível, que possa servir como introdução ao tema. Para isso, contamos com a participação de alunos de graduação e pós-graduação na redação e elaboração desta obra, com o objetivo de tornar a linguagem mais próxima ao público-alvo. A técnica de ICP – MS tem sido utilizada em diversas áreas, como a química, biologia e geologia, por exemplo. Ela permite a identificação e quantificação de elementos químicos presentes em amostras. No entanto, essa técnica pode parecer complexa para iniciantes, com muitos termos e conceitos específicos. Por isso, o objetivo deste material é apresentar de forma concisa os principais fundamentos que permitem um estudante de graduação compreender o funcionamento do equipamento e se interessar em aprender esse assunto
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    Acesso aberto (Open Access)
    Análise ambiental integrada em contextos de pandemia : o velho e o novo normal : aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da Covid-19
    (Quipá Editora, 2023) Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; Nordi, Cristina Souza Freire [UNIFESP]; Hardt, Elisa [UNIFESP]; Yokoyama, Leonardo Querobim [UNIFESP]; Shinzato, Mirian Chieko [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; http://lattes.cnpq.br/1133827212627122; http://lattes.cnpq.br/1622817303276574; http://lattes.cnpq.br/8665461712861520; http://lattes.cnpq.br/3795345587829203
    A disciplina de Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar (MPI) do Programa de pós-graduação Interunidades em Análise Ambiental Integrada (PPGAAI) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) tem buscado apresentar aos(às) discentes diversas ferramentas metodológicas quanti e qualitativas a fim de buscar respostas às novas e velhas perguntas que se referem às questões socioambientais. A disciplina tem como estratégia metodológica o aprendizado baseado em problemas (PBL), de modo que, selecionada uma questão, a turma se mobiliza em torno dela, para trabalhá-la. Desde 2020 o tema provocador foi a pandemia de COVID-19. A discussão resultou na publicação do I Volume - o “Análise Ambiental Integrada em contextos de pandemia”. Neste II Volume, o mote: “O velho e o novo normal: aprendizados e reflexões sobre impactos socioambientais da Covid-19”, foi o ponto de partida para os textos elaborados pelos(as) estudantes, em colaboração com docentes do curso. Os temas percorridos foram os o desafio enfrentado por educadores(as) atuantes com a área de Educação Ambiental (EA) para trabalharem durante a Pandemia de Covid-19, adaptando suas metodologias e processos de atuação em meio a uma crise sanitária, econômica, política e um cenário de caos e tristezas; as mudanças ocorridas na qualidade do ar em algumas regiões do Brasil e do mundo, como consequência das medidas adotadas durante a pandemia e ainda, como a pandemia por COVID-19 fez necessária a expansão do conhecimento científico a fim de descobrir formas de conter a disseminação do vírus.
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    Acesso aberto (Open Access)
    Volunteer tourism: contradictions and dilemmas
    (V&V Editora, 2022) Rabinovici, Andrea [UNIFESP]; Lenci, Flávia Silveira; http://lattes.cnpq.br/4506171831521594; http://lattes.cnpq.br/9702655503756677
    Volunteer tourism or voluntourism is a topic that has been increasingly researched, as it is becoming a common practice. There are several ways to practice this tourism and, in general, specialized agencies promote it, as a new modality that can be offered to a specific public, who seek these trips based on several motivations. They vary from the real desire to practice solidarity, to taking vacations with some “purpose”, or even to have in the curriculum the practice of good actions while learning new content that can be valued in the search for jobs. In addition, practicing volunteer tourism in remote locations, in communities around the world, can also serve for sociability purposes, and to discover new places that are often the object of desire for many people. The encounters produced by these tourists and the communities they seek to serve are full of interactions and can result in countless concrete gains for both, but also can cause new conflicts that did not exist before. The logic that promotes these meetings, that often does not show concern and effective preparation and qualification of those involved for the activity, can bring unexpected and inappropriate results. There are several reports in this sense that have already been publicized, some of them even being alarming, especially when they show cases of volunteer tourism whose actions perpetuate situations of poverty in order to continue offering the activity as a source of income for some entrepreneurs, without concern for the populations that motivated the initiative. This book is based on a MsC thesis that accompanied a volunteer tourism expedition promoted by a tourism agency, to a community in the Brazilian Amazon. Through observation of this activity, interviews with those involved, in addition to documentary and bibliographical research on the subject and the mapping of other experiences, it aimed to contextualize the subject in a didactic, reflective, and critical way.