Departamento de Comunicação Institucional (DCI)

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    Manual da Marca Unifesp
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2017) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    A marca de uma instituição é constituída por um nome, termo, sinal, símbolo ou design – ou, ainda, por uma combinação destes –, que identificam os bens e serviços produzidos, diferenciando-os dos demais. Ela transmite posicionamento e representação na vida da comunidade universitária. Em razão disso, é fundamental a atenção aos elementos que a compõem, pois conferem credibilidade, diferenciação e exclusividade à marca, criando valor, lealdade e relação com o público interno e externo.
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    Entreteses nº 12 - Novembro 2019
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2019) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    Bem-vindo à edição n.o 12 da revista Entreteses! Você, que nos acompanha, sabe o que estamos comemorando e que é parte dessa festa. Em 2019, a Unifesp completa 25 anos de uma linda trajetória, completamente voltada à sociedade, por meio do tradicional ensino superior, do desenvolvimento de pesquisas e da extensão universitária. Tema desta edição, as ações extensionistas compõem o tripé que sustenta a universidade pública, cravado no artigo 207 da Constituição Federal de 1988. Porém, o eixo da extensão costuma ser menos óbvio no que tange ao retorno social da universidade. Uma parábola famosa, capaz de definir precisamente a amplitude da extensão universitária, é a do bambu chinês. Depois de plantada a semente dessa árvore nativa do sul da China, não se vê nada por aproximadamente cinco anos – exceto o lento desabrochar de um pequeno broto a partir do bulbo. Somente após esse período, o bambu chinês cresce, atingindo uma altura de aproximadamente 25 metros. Assim, a extensão universitária fixa suas raízes na sociedade, dia após dia, à medida que atende indivíduos em situação de vulnerabilidade, jovens da rede pública, idosos, refugiados, indígenas e familiares de desaparecidos, ou mesmo complementa o aprendizado de estudantes em sua passagem pela graduação. O resultado de todas essas ações constrói, fibra por fibra, o caule de cada uma das árvores mencionadas, que representam a inovação social, a economia solidária, o empreendedorismo social, a gestão comum de bens e o terceiro setor. E que se desdobram em um cursinho comunitário que prepara turmas de alunos para o vestibular; em um programa de apoio a pacientes com fibromialgia, que alimenta o otimismo de centenas de pacientes, até que estes estejam preparados para enfrentar suas angústias e dar apoio a outras pessoas na mesma condição; em uma nova esperança para estudantes sujeitos a transtornos mentais, como ansiedade e depressão, por meio do canto e da música; e na antecipação de mudanças impostas pelo panorama global, abraçando uma agenda voltada ao desenvolvimento sustentável. Na Unifesp, essas sementes foram plantadas há 25 anos, e seu crescimento já é visível de longe. Agora, é o momento de compartilhar tais conquistas com você – a quem desejamos ótima leitura!
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    Entreteses nº 10 - Julho 2018
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2018) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    Mais do que nunca, numa época de crise como a que vivemos, “a coisa mais importante para nós, brasileiros, é inventar o Brasil que queremos”, como dizia Darcy Ribeiro. Esse é o desafio que a universidade pública deve enfrentar, e que remete ao lugar destinado à educação e ao conhecimento. Nessa edição, dedicamos uma reflexão aos caminhos postos para a universidade pública, no sentido de levar a bom termo a sua missão. Contamos, para isso, com a preciosa colaboração do professor visitante Renato Janine Ribeiro, convidado pela Unifesp para coordenar um grupo de trabalho destinado a criar e implantar o Instituto de Estudos Avançados (IEA), com a dupla vocação de estimular e ajudar a viabilizar tanto a realização de pesquisas situadas na fronteira do conhecimento como a formulação de políticas públicas capazes de superar alguns dos grandes desafios enfrentados pelo Brasil. Em nossa matéria de capa, abordamos uma questão que preocupa cada vez as autoridades públicas, cientistas e especialistas em todo o mundo: a questão da alimentação. Como uma espécie de “outro lado” perverso da moeda que, numa das faces, apresenta o problema da fome e da subnutrição que atinge quase um bilhão de seres humanos, enfrentamos a questão dos “desertos alimentares”, produzidos por uma combinação de fatores: comida ultraprocessada, desperdício e um modelo de produção e consumo estimulado pelo agronegócio. Trata-se de um quadro de crise que afeta negativamente os indivíduos e cria graves problemas de saúde pública. Nosso “perfil” faz uma homenagem ao professor José Carlos Prates, que, aos 85 anos, desenvolveu uma trajetória profissional que se confunde com a história da própria Escola Paulista de Medicina, à qual dedicou boa parte de sua vida. Também trazemos como destaque uma importante pesquisa desenvolvida pelo escritor e pós-doutorando Ricardo Lísias sobre como são escritas as memórias e histórias que lidam com os efeitos da transição entre o regime instituído em 1964 e a redemocratização brasileira. Oferecemos, enfim, uma edição bastante “movimentada” e conectada a alguns dos problemas mais centrais do mundo contemporâneo, sempre procurando oferecer análises em profundidade e perspectivas para sair da crise.
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    Entrementes - edição especial 2
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2013) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    O jornal quadrimestral Entrementes, criado em 2013 pelo Departamento de Comunicação Institucional (DCI), a partir de um projeto impulsionado pela Reitoria, tem como objetivo divulgar, de forma ampla e dinâmica, as atividades de pesquisadores, professores, alunos e servidores da Unifesp. Sua ambição é dar a maior visibilidade possível à intensa vida acadêmica, cultural e política (no sentido mais amplo do conceito) produzida pela comunidade, assim como fazer a “ponte” entre a universidade e a sociedade.
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    Entrementes nº 11 - ano 3
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2015) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    O jornal quadrimestral Entrementes, criado em 2013 pelo Departamento de Comunicação Institucional (DCI), a partir de um projeto impulsionado pela Reitoria, tem como objetivo divulgar, de forma ampla e dinâmica, as atividades de pesquisadores, professores, alunos e servidores da Unifesp. Sua ambição é dar a maior visibilidade possível à intensa vida acadêmica, cultural e política (no sentido mais amplo do conceito) produzida pela comunidade, assim como fazer a “ponte” entre a universidade e a sociedade.