Departamento de Comunicação Institucional (DCI)

URI Permanente para esta coleção

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 5 de 35
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Guia da Assessoria de Imprensa
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2022) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    O Guia da Assessoria de Imprensa apresenta as políticas de comunicação que foram elaboradas para orientar servidores, docentes, pesquisadores e outros representantes da Unifesp e do Hospital São Paulo/Hospital Universitário sobre as normas adotadas pela instituição no relacionamento com a mídia. Nesta publicação aborda-se o fluxo da comunicação entre a instituição e a imprensa e a atuação dos responsáveis por esse processo. Para garantir uma comunicação segura é preciso que a transmissão de informações seja organizada e assistida. Seguindo os procedimentos aqui orientados, será possível aproveitar oportunidades de exposição positiva e evitar mal-entendidos ou a veiculação de da dos incorretos que prejudiquem a imagem da Unifesp e a do próprio entrevistado.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Manual de Mídias Sociais da Unifesp
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2022) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    A Universidade Federal de São Paulo, por meio de seu Departamento de Comunicação Institucional (DCI/Unifesp), desenvolveu o presente manual visando auxiliar a presença virtual da instituição e de seus(suas) colaboradores(as) nas redes sociais. Através dele, o(a) leitor(a) será orientado(a) a criar e administrar conteúdo relacionado direta e indiretamente à universidade, con forme as diretrizes de especialistas; receberá dicas sobre boas práticas em ambientes virtuais; será instruído(a) sobre estratégias e gerenciamento nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e YouTube; entre outras orientações. No total, a Unifesp conta com mais de 350 mil seguidores em suas páginas oficiais (levantamento realizado em julho/22) e pretende ampliar a sua presença nestes espaços, em conformidade com a integridade pública, ética e relevância da instituição. A colaboração da comunidade acadêmica é essencial para que esse crescimento ocorra ampla e democraticamente, propagando o conhecimento público e de qualidade à sociedade. O DCI/Unifesp estima que este manual possa auxiliá-los nesta missão.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Manual da Marca Unifesp
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2017) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    A marca de uma instituição é constituída por um nome, termo, sinal, símbolo ou design – ou, ainda, por uma combinação destes –, que identificam os bens e serviços produzidos, diferenciando-os dos demais. Ela transmite posicionamento e representação na vida da comunidade universitária. Em razão disso, é fundamental a atenção aos elementos que a compõem, pois conferem credibilidade, diferenciação e exclusividade à marca, criando valor, lealdade e relação com o público interno e externo.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Normas do Cerimonial da Unifesp
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2016) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    Apresentamos as Normas do Cerimonial, que deverão ser adotadas nas solenidades e eventos oficiais realizados na Unifesp.
  • Item
    Acesso aberto (Open Access)
    Entreteses nº 12 - Novembro 2019
    (Universidade Federal de São Paulo: Departamento de Comunicação Institucional, 2019) Departamento de Comunicação Institucional [UNIFESP]
    Bem-vindo à edição n.o 12 da revista Entreteses! Você, que nos acompanha, sabe o que estamos comemorando e que é parte dessa festa. Em 2019, a Unifesp completa 25 anos de uma linda trajetória, completamente voltada à sociedade, por meio do tradicional ensino superior, do desenvolvimento de pesquisas e da extensão universitária. Tema desta edição, as ações extensionistas compõem o tripé que sustenta a universidade pública, cravado no artigo 207 da Constituição Federal de 1988. Porém, o eixo da extensão costuma ser menos óbvio no que tange ao retorno social da universidade. Uma parábola famosa, capaz de definir precisamente a amplitude da extensão universitária, é a do bambu chinês. Depois de plantada a semente dessa árvore nativa do sul da China, não se vê nada por aproximadamente cinco anos – exceto o lento desabrochar de um pequeno broto a partir do bulbo. Somente após esse período, o bambu chinês cresce, atingindo uma altura de aproximadamente 25 metros. Assim, a extensão universitária fixa suas raízes na sociedade, dia após dia, à medida que atende indivíduos em situação de vulnerabilidade, jovens da rede pública, idosos, refugiados, indígenas e familiares de desaparecidos, ou mesmo complementa o aprendizado de estudantes em sua passagem pela graduação. O resultado de todas essas ações constrói, fibra por fibra, o caule de cada uma das árvores mencionadas, que representam a inovação social, a economia solidária, o empreendedorismo social, a gestão comum de bens e o terceiro setor. E que se desdobram em um cursinho comunitário que prepara turmas de alunos para o vestibular; em um programa de apoio a pacientes com fibromialgia, que alimenta o otimismo de centenas de pacientes, até que estes estejam preparados para enfrentar suas angústias e dar apoio a outras pessoas na mesma condição; em uma nova esperança para estudantes sujeitos a transtornos mentais, como ansiedade e depressão, por meio do canto e da música; e na antecipação de mudanças impostas pelo panorama global, abraçando uma agenda voltada ao desenvolvimento sustentável. Na Unifesp, essas sementes foram plantadas há 25 anos, e seu crescimento já é visível de longe. Agora, é o momento de compartilhar tais conquistas com você – a quem desejamos ótima leitura!