EPM - Livros
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
- ItemAcesso aberto (Open Access)Guia do facilitador FO-CO Família: experiência para Pais e Famílias: Módulo 1: conviver com as emoções – um aprendizado em família(Universidade Federal de São Paulo, 2023)Este “Guia do Facilitador” é uma das iniciativas do projeto FO-CO (FOrmar para COnviver), cujo objetivo é promover educação socioemocional e uma convivência mais compassiva entre as pessoas, nos ambientes educacionais. Descreve o passo a passo das experiências de aprendizagem oferecidas no Módulo 1 do FO-CO Família como material de apoio aos profissionais que se habilitarem a facilitar o programa. Seu uso é livre desde que citada a fonte.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A bateria de testes de funções executivas adaptada para uso no Brasil (bateria FREE - Free Research Executive Evalution): Livro 2(Dos autores, 2023) Zanini, Gislaine de Almeida Valverde [UNIFESP]; Miranda, Monica Carolina [UNIFESP]; Segura, Isis Angelica [UNIFESP]; Moreira, Hugo Cogo [UNIFESP]; Pompéia, Sabine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9118075016908696; http://lattes.cnpq.br/3983842097381076; http://lattes.cnpq.br/8964415380671590; http://lattes.cnpq.br/3049836001727444; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393A Free Research Executive Evaluation (FREE) é uma bateria de testes (ou tarefas) de acesso aberto (sem direitos autorais) desenvolvida para avaliar alguns tipos de funções executivas (FEs). Ela inclui testes que avaliam os domínios executivos de atualização, alternância e inibição com base no modelo teórico denominado “unidade e diversidade de FEs” proposto inicialmente por Miyake et al. (2000). A bateria é composta por seis subtestes, dois de cada um desses domínios. Este volume (Livro 2) descreve a aplicação e correção dos testes. Outro volume (Livro 1) aborda as bases teóricas da Bateria FREE, contém a descrição detalhada dos testes e curvas de desempenho de jovens com desenvolvimento típico de 9 a 15 anos de idade.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A bateria de testes de funções executivas adaptada para uso no Brasil (bateria FREE - Free Research Executive Evalution): Livro 1(Dos autores, 2023) Miranda, Monica Carolina [UNIFESP]; Zanini, Gislaine de Almeida Valverde [UNIFESP]; Segura, Isis Angelica [UNIFESP]; Moreira, Hugo Cogo [UNIFESP]; Pompéia, Sabine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9118075016908696; http://lattes.cnpq.br/3983842097381076; http://lattes.cnpq.br/8964415380671590; http://lattes.cnpq.br/3049836001727444; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393A Free Research Executive Evaluation (FREE) é uma bateria de testes (ou tarefas) de acesso aberto (sem direitos autorais) desenvolvida para avaliar alguns tipos de funções executivas (FEs). Ela inclui testes que avaliam os domínios executivos de atualização, alternância e inibição com base no modelo teórico denominado “unidade e diversidade de FEs” proposto inicialmente por Miyake et al. (2000). A bateria é composta por seis subtestes, dois de cada um desses domínios. Esse volume (Livro 1) aborda as bases teóricas da Bateria FREE, contém a descrição detalhada dos testes e curvas de desempenho de jovens com desenvolvimento típico de 9 a 15 anos de idade. O Livro 2, em outro volume, descreve como aplicar e corrigir as duas tarefas de cada um dos domínios de inibição, alternância e atualização executiva.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Imagens na escola: porque e como podem melhorar a aprendizagem(Autor, 2023) Pompeia, Sabine [UNIFESP]; Marques, Luiz; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393; http://lattes.cnpq.br/3503548197931071Este e-book gratuito para professores discute por que e de que formas imagens podem ser usadas em sala de aula para auxiliar na compreensão e retenção de informações, bem como na ampliação de conhecimentos gerais. São apresentados exemplos de como usar esse tipo de recurso para esses fins em todas as disciplinas e com alunos de qualquer idade, mas com foco em obras de arte que retratam adolescentes. A obra inclui também dicas de como buscar imagens online sem restrição de uso. Seu objetivo é instrumentalizar professores a usar mais imagens para enriquecer suas práticas pedagógicas. O e-book foi escrito por especialistas em cognição humana e história da arte.
- ItemRestritoAdolescer em quadrinhos(do Autor, 2023) Pompeia, Sabine [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7010761150041393Este e-book gratuito para adolescentes (e/ou adultos interessados) explica porque adolescentes enfrentam certos desafios por meio de histórias em quadrinhos (HQs) que são acompanhadas de breves explicações científicas sobre mudanças comportamentais na adolescência. Além disso, o e-book ilustra como são realizadas pesquisas sobre a "ciência da adolescência" com o objetivo de explicar de onde provêm os conhecimentos descritos. Esta obra, elaborada por especialistas da UNIFESP, visa aumentar a consciência de jovens sobre os porquês de muitas dificuldades enfrentadas na adolescência, reduzir conflitos entre eles(as) e outra pessoas, bem como popularizar a importância da ciência. Sendo assim, o e-book pode ser empregado em contextos educacionais para discutir o desenvolvimento de habilidades de autorregulação comportamental nessa fase da vida e/ou como uma introdução à metodologia científica.