PPG - Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando PPG - Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar por Palavras-chave "Alfabetização Oceânica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O ensino da Cultura Oceânica nos anos iniciais da educação básica: um estudo do currículo Municipal de São Vicente/SP(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-12) Costa, Silvia Adriana Leandro Gomes da [UNIFESP]; Christofoletti, Ronaldo Adriano [UNIFESP]; Mazzo, Tatiana Martelli [UNIFESP]; Ignacio, Barbara Lage [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8843091201331133; http://lattes.cnpq.br/6923280579431892; http://lattes.cnpq.br/4170381439518486; http://lattes.cnpq.br/8054962199433137; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O oceano é o maior ecossistema do planeta Terra, todavia o equilíbrio marinho vem sendo comprometido pelas ações antrópicas. No Brasil, questões sociais, culturais, econômicas são as grandes causas do agravamento dos problemas ambientais que afetam direta ou indiretamente o oceano. Dessa forma é inegável a importância do desenvolvimento do tema oceano no currículo escolar. O objetivo desta pesquisa é investigar em que medida as habilidades presentes na matriz curricular dos anos iniciais do município de São Vicente, se alinham aos conceitos fundamentais presentes nos Princípios da Cultura Oceânica. A pesquisa é um estudo de caso, de abordagem qualitativa. A metodologia utilizada foi uma análise documental. A coleta de dados se deu a partir do levantamento bibliográfico e a análise de dados utilizada foi a análise de conteúdo como descreve Bardin (2016). Nos resultados, os conceitos foram categorizados, analisados e consolidados por meio de tabelas. Cada tabela relacionou o princípio da cultura oceânica como categoria e os conceitos como subcategorias em cada área do conhecimento. Foi possível identificar que há aproximações entre as habilidades curriculares e determinados conceitos fundamentais da cultura oceânica em algumas disciplinas tanto na Base Nacional Comum Curricular quanto na Base Comum Municipal de São Vicente; nem todos os conceitos fundamentais tiveram aproximação com as habilidades curriculares; poucas habilidades foram construídas pelo município que se relacionavam com conceitos de cultura oceânica. Com esses resultados foi possível compreender que o currículo é um documento norteador, que deve ser revisto e discutido e que investir em alfabetização oceânica na educação formal pode aumentar a conscientização ambiental entre docentes e discentes. Além disso incluir projetos de educação ambiental no projeto político pedagógico podem fomentar a alfabetização oceânica, assim como investir em formação para professores, comunidades de prática e parceria entre educação básica e universidades.