Psicologia
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Psicologia por Palavras-chave "Adoção"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)A perspectiva da criança sobre sua trajetória no processo de adoção(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-14) Uezono, Vanessa Ayumi [UNIFESP]; Jurdi, Andrea Perosa Saigh [UNIFESP]; Panciera, Sara Del Prete [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/3782800994643355; http://lattes.cnpq.br/4140547211703368; http://lattes.cnpq.br/9252767185586395; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A prática da adoção sofreu diversas mudanças desde a época da colonização no Brasil. A principal legislação que marcou o processo de adoção garantindo os direitos das crianças e adolescentes foi o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). No entanto, a adoção ainda apresenta mitos e preconceitos que contribuem para o maior tempo desses sujeitos dentro das instituições de acolhimento. Muitos estudos apresentam essas problemáticas, mas poucos abordam sobre a perspectiva da criança referente ao seu processo de adoção. Para tanto, o presente estudo tem por objetivo conhecer a percepção da criança acerca de seu processo de adoção. A pesquisa é exploratória e seguiu a metodologia qualitativa. Foram participantes do estudo quatro crianças na faixa etária de seis a dez anos que passaram pelo processo de adoção e estão morando com suas famílias há mais de quatro meses. Como instrumentos de pesquisa foram utilizados um roteiro de entrevista semi-estruturada e a elaboração conjunta com as crianças de um álbum da história de vida da criança. Em função das restrições sociais impostas pela pandemia Covid19, o contato com as crianças se deu de forma remota, online por meio de plataformas virtuais acessíveis às crianças. Os resultados encontrados indicaram as percepções do ponto de vista da criança acerca da sua adoção e frente às mudanças de ambiente de moradia e escolar, tais como suas rotinas e vivências dentro desses ambientes.