Administração
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Administração por Palavras-chave "Alunos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRestritoAnálise de conteúdo da regulamentação brasileira sobre educação financeira nas escolas(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-02) Yamamoto, Victor Takashi [UNIFESP]; Sayed, Samir [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9649848620479143O presente estudo tem como objetivo discutir a eficácia das novas perspectivas para a Educação Financeira no Brasil, com ênfase nos projetos e regulamentações, tendo como base o DECRETO Nº 10.393 (BRASIL, 2020) e a obrigatoriedade da EF na BNCC. A abordagem metodológica escolhida foi uma pesquisa qualitativa de acordo com a Análise de Conteúdo de Bardin (1977) norteando a análise sobre os projetos da ENEF (2010, 2014, 2016), Programa Aprender Valor (2020) e Programa Educação Financeira nas Escolas (2021). Com o objetivo de entender as formas e padrões das regulamentações sobre educação financeira nas escolas brasileiras, além de identificar como a educação financeira infantil será abordada na formação das crianças, dos adolescentes e do futuro dos brasileiros, foi concluído que sim, mas em longo prazo. As regulamentações ainda estão se desenvolvendo e crescendo. Através dos resultados foi possível entender que cada vez mais, as escolas ao redor do país estão aderindo aos projetos, com foco no ensino dos professores, já que os docentes são fundamentais para a disseminação e ensinamento do conteúdo para seus alunos. Além disso, os alunos que já passaram pelos projetos conversam com seus responsáveis sobre finanças e participam da organização do orçamento doméstico e ainda mudaram significamente a sua maneira de manejar o dinheiro, controlando suas despesas e gastos e até mesmo aumentando a intenção de poupar.