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- ItemAcesso aberto (Open Access)Formação de verbos manuais na libras(Universidade Federal de São Paulo, 2021-07-23) Mak, Jessica Kwan Wah [UNIFESP]; Minussi, Rafael Dias; http://lattes.cnpq.br/4273179791642866; http://lattes.cnpq.br/6456384727236520Este trabalho tem como objetivo geral realizar a descrição da formação dos verbos manuais da língua Brasileira de Sinais (libras). Para Padden (1988), os verbos nas línguas de sinais são divididos em três categorias: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais ou manuais. Sobre os verbos manuais, Ferreira (2013) afirma que eles são formados pelo processo de derivação, pois, segundo a autora, o verbo não possui sinal próprio e um instrumento assume o papel do verbo numa sentença. Já Lourenço e Silva (2015) afirmam que os verbos manuais são formados a partir da incorporação. O nosso objetivo específico é analisar a formação dos verbos manuais na libras. Para a realização desta pesquisa, utilizamos um modelo teórico dentro da Linguística Gerativa: a Morfologia Distribuída que foi postulada por Halle e Marantz (1993). O modelo da MD pode ser tomado para análise de qualquer língua, seja ela oral ou viso-gestual, como a libras. Minussi e Rodero-Takahira (2013) afirmam que os cinco parâmetros da libras podem constituir parte de uma raiz abstrata e os parâmetros abstratos podem ter informações específicas e determinar a semântica de um sinal, logo, os parâmetros podem ser considerados traços. Com isso, investigamos se a formação dos verbos manuais é através do processo de derivação, incorporação, composição ou fusão, conforme apresentado por Xavier e Neves (2016). Para isso, descrevemos os sinais e os inserimos, a princípio, em três categorias: verbos locativos, verbos classificadores de entidade e verbos classificadores de instrumentos. Após a análise, propomos uma nova categoria de verbos chamada de verbos com a configuração de mão classificadora, no qual, não há o uso de um instrumento na realização desses verbos. Além disso, notamos que nem todos os verbos manuais apresentam incorporação, conforme sugerido por alguns autores. Observamos, também, que a maioria deles são formados a partir do processo de composição e a quarta classe, proposta neste trabalho, é formada por blend.
- ItemSomente MetadadadosLíngua portuguesa (l2) e libras: uma contribuição da linguística da enunciação para o ensino-aprendizagem do pretérito perfeito(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-29) Lima, Viviane de Almeida [UNIFESP]; Lopes, Marcia Cristina Romero Lopes [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This study seeks to reconsider reflective and methodological actions related to the teaching and learning of written Portuguese (L2) to LIBRAS (Brazilian Sign Language) users in social and bilingual contexts. The current scenario in educational contexts has made linguists and teaching professionals raise many questions on how it relates to the hearing impaired?s mother tongue. This teaching-learning process should take LIBRAS linguistic singularity into account and use it as the main means to guide its users into learning and acquiring written Portuguese. A program on reflective practices that foster the learning and improvement of both L1 and L2 is, therefore, the duty of the school and its professionals, as these practices may generate linguistic processes present in written language grammar. The key question then is how to promote the construction of meaning in this L2 among learners whose first language is visual kinesthetic. The reflection on that matter will take Enunciation Linguistics and, especially, the Theory of Enunciative Operations as reference background. Our objective is therefore to contribute to the discussion on teaching and learning of tense and aspect structures, focusing on the Portuguese Simple Past equivalent, identifying ways to generate new pedagogical practices that ensure more meaningful learning experiences which meet education professionals? expectations for the development of reading and writing utterances with this verb structure.