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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de desempenho no the Reading Decision Test (RDT) numa amostra da cidade de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2014-09-15) Silva, Eliane Pereira Domingues da [UNIFESP]; Miranda, Monica Carolina [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Before they can understand sentences, it is necessary for readers to be able to recognize letters and decode single words. Thus, the acquisition of reading skill goes through stages, with the failure in one of them, problems in learning may occur in the future, even in the case of children with adequate level of intelligence. Therefore, screening tests are essential reading instruments, because they identify the difficulties presented by the readers from the beginning of the process of reading acquisition. The Reading Decision Test (RDT), translated and adapted to Brazilian population by Pinheiro (2011) evaluates the processes of decoding and comprehension through three subtests (letters, words and sentences) with increasing level of difficulty, each having two equivalent forms (F1 and F2). This study proposes to continue the study of Pinheiro (2011), the adaptation and performance analysis of a sample of the City of São Paulo in the Brazilian version of the RDT process. For that successive steps, which included a) analyze the adapted version of the RDT were performed; b) pilot study for the subtest of sentences; c) performance analysis of a group of 449 students from 1st to 5th grade of elementary school, enrolled in public and private schools, broken down by gender and type of school. The analyzes showed that the adapted version for the influence of time, ie, the appropriate rate of breakdown of the different items comprising the subtests of letters and words, it was observed that the determination of these tasks, a stopping criteria of 3 minutes allowed the emergence of effect of school year. The ability of discrimination was also evident in all school years, in both forms of the subtests. As regards the performance subtests of letter and words, we analyzed the effects of the school year, gender and type of school. Overall, the results showed that the only statistically significant predictor for both forms (F1, F2), has the school year. The performance analysis of the subtest letters to both forms, the factors gender and school year were statistically significant. In the words subtest of the results showed for both forms of the factors the school year and school type.
- ItemSomente MetadadadosCapacidade de monitoramento da compreensão leitora no ensino fundamental(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2015-12-18) Bueno, Gabriela Juliane [UNIFESP]; Avila, Clara Regina Brandao de Avila [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Objetivo: Elaborar um protocolo de avaliação de leitura e estudar sua propriedade de identificar capacidades de automonitoramento da compreensão leitora em escolares do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e diferenciá-los quanto ao seu desempenho nas tarefas propostas. Método: Avaliaram-se 54 alunos (34 meninas) matriculados no 5º (N = 34) e 9º anos (N = 19) do Ensino Fundamental de escolas da rede pública de São Paulo. Todos os escolares foram triados e selecionados pelo valor de taxa de leitura oral de texto e agrupados a partir de seu desempenho em testes de avaliação da compreensão leitora em: Grupo de melhor compreensão (G1): escolares com taxa e acurácia adequadas para a escolaridade, sem dificuldades na compreensão leitora; Grupo de pior compreensão (G2): escolares da mesma faixa etária que apresentam taxa e acurácia adequadas para a escolaridade e dificuldades na compreensão leitora. Os procedimentos foram realizados em dois experimentos (Oakhill et al., 2005): Experimento 1: Para cada ano escolar foram adaptados dois textos narrativos/crônicas acompanhados de oito questões para avaliar a compreensão da passagem lida. Duas frases com erros de concordância e duas não-palavras substituíram elementos correspondentes originais do texto. Na condição de monitoramento espontâneo foi solicitado aos escolares que lessem o texto oralmente, com atenção, pois responderiam às questões após a leitura. A análise considerou o computo de hesitações, auto-correções, repetições e erros durante a leitura. Na condição de monitoramento dirigido, eles foram instruídos a lerem o texto oral ou silenciosamente e informados de que algumas partes do texto poderiam não fazer sentido. Deveriam, então, sublinhar o que não entendessem. A análise se deu pelo cômputo das palavras e frases sublinhadas. Experimento 2: Foram utilizados três textos expositivos para cada ano escolar, cada um com seis frases longas. Em um dos textos, as inconsistências apareceram em sentenças adjacentes, em outro texto apareceram em sentenças distantes e um dos textos não apresentou inconsistências. Os escolares foram instruídos a lerem o texto de acordo com sua preferência e a indicarem se havia, ou não, alguma inconsistência no texto (01 ponto para o acerto e 0 para erro). As comparações foram feitas por meio do Teste de Mann-Whitney e ANOVA. Resultados: No experimento 1, observou-se diferença entre os grupos apenas na condição de monitoramento espontâneo, quando se analisou a variável hesitações em nível frasal no 9º ano, e na condição de monitoramento dirigido, em nível frasal no 5º ano. O experimento 2 não mostrou diferença entre o melhor e o pior nível de compreensão leitora em nenhuma das variáveis testadas, entretanto, observou-se efeito da variável de inconsistência sobre os desempenhos do 5o. ano com pior desempenho para identificar Inconsistências Adjacentes em ambos os grupos. Conclusão: O protocolo elaborado para investigar o automonitoramento da compreensão leitora diferenciou bons e maus compreendedores do 9º ano na condição espontânea e, do 5º ano quando o monitoramento foi dirigido. Quanto às detecções de inconsistências adjacentes e distantes, os textos do 5º ano mostraram-se adequados para todos os escolares na detecção das adjacentes.
- ItemRestritoQuadrinhos e bncc: competências e habilidades leitoras no livro didático tecendo linguagens do pnld 2020(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-25) Deroza, Beatriz Custodio [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo; http://lattes.cnpq.br/6622602721067546; http://lattes.cnpq.br/5749384850493807O presente trabalho, investiga como as competências e as habilidades prescritas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram desenvolvidas nas atividades que propõem leitura das histórias em quadrinhos e seus gêneros (tiras, charges e cartuns) na coleção de livros didáticos de Português Tecendo linguagens dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º e 9º anos), aprovada pelo PNLD 2020. Procuramos verificar como as competências e as habilidades leitoras foram trabalhadas efetivamente nas atividades com HQs. Para contemplar tal proposta, iremos: 1) quantificar e classificar os exercícios com HQs de acordo com os quatro eixos de Língua Portuguesa propostos pela Base (leitura, oralidade, produção de textos e análise linguística/semiótica); 2) averiguar como as competências e as habilidades leitoras foram trabalhadas nos exercícios; 3) analisar se o potencial pedagógico e as características próprias dos gêneros dos quadrinhos foram exploradas nas atividades de leitura através de comparações entre os exercícios do 6º e do 9º ano. Após as análises, foi possível concluir que, ao partilhar suas opiniões, sentimentos e visões de mundo nas atividades de interação oral ou, pelo simples ato de ler os balões de fala, as imagens, compreender a temática, identificar o desfecho cômico e associar o quadrinho com seu contexto social para obter suas próprias conclusões e/ou opiniões, o estudante já domina as competências e as habilidades pressupostas pela Base e as caraterísticas próprias dos quadrinhos. Os resultados indicam que a verdadeira proposta do livro didático que segue os pressupostos da BNCC seja aprimorar habilidades que o estudante já possui, com o intuito de torná-lo um sujeito que mobilize diferentes conhecimentos para ler, interpretar e opinar criticamente sobre temáticas e gêneros variados. Destacamos também que, na observação das atividades com HQs e seus gêneros, encontramos catorze exercícios no volume do 6º ano, sendo sete tiras cômicas, três charges, duas HQs longas, um cartum e uma capa de revista em quadrinhos. Já no volume do 9º ano, das vinte atividades com quadrinhos, doze contém tiras cômicas, seis trabalham as charges, um a HQ longa, um aborda a página de uma HQ da coleção “Clássicos ilustrados Turma da Mônica” e não encontramos nenhum cartum neste volume. Apesar dos números expressivos de atividades com HQd e seus gêneros, fica evidente a subordinação destes com relação aos demais gêneros textuais trabalhados na coleção, apesar da premissa das autoras no Manual do professor que coloca todos os gêneros textuais do material no mesmo patamar, é inegável que os exercícios com quadrinhos integram seções secundárias e/ou apenas para a prática de um conteúdo já estudado. É possível considerar também que as competências e as habilidades listadas pela Base nada mais são do que uma forma de estabelecer metas e expectativas sobre o sujeito autônomo em desenvolvimento ao percorrer cada etapa da Educação Básica até finalizá-la no Ensino Médio.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A tira cômica no livro didático de língua portuguesa e no caderno de apoio da Prefeitura de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2016-07-22) Silva, Yara Dias da [UNIFESP]; Ramos, Paulo Eduardo [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)This dissertation aims to study the comic strips in the 2009 edition of the textbook Portuguese: the art of the word and the second chapter of the Portuguese Language schoolbook for learning and support, both of them are destined for the seventh grade of elementary school. Our proposal is to check how these strips contributes to the reading of multimodal genres process to be performed by the student, which will be done through analysis of the proposed activities in these two publications. To approach this proposal, we will: 1) verify how the strips are taken in the teaching materials used in classrooms of São Paulo; 2) evaluate how the process of reading them in these materials is; 3) observe how is the dialogue between these educational materials and official documents of education in the country. We are based on the concepts of linguistics Textual, which are articulated with theoretical assumptions related to comics and based on research and official documents on education in Brazil, we seek to carry out an analysis of the language within the school context. From Linguistics Textual, we rely on the text concepts, discourse object, inference, previous knowledge (KOCH, 2009, 2013) and multimodality (Kress, Van Leeuwen, 2001). To regard the comics, we based on hipergenre settings (RAMOS, 2011; MAINGUENEAU, 2006, 2015), and constituent elements of language (RAMOS, 2014th; Cagnin, 1975). From Official documents, we will review the National Curriculum Parameters (PCN) in relation to the reading aspect. The Curriculum Guidelines and Proposal of Portuguese Language learning expectations of elementary school, in addition to reading, we selected what is presented as expected to be achieved, specifically in reading the comics. We also seek to bring and analyze what is said in both materials on the role of the professor of Portuguese language in the classroom. We also focus on the Law for Education Basis in Brazil (LDB 9.394 / 1996), we rely on the fact that it has effected a change in the conception of language and teaching of Portuguese language, which generated a change in teaching materials. Regarding to the design of textbook Portuguese, we are based on Bunzen (2005) and Mendonça (2012). To understand the way of textbook in Brazil, we will rely on Dias (2010), Oliveira (1984), Rojo & Batista (2003), Jury & Rojo (2006), in addition to sites FNDE (National Fund for Education Development) and ABRELIVOS (Brazilian Association of School Books Publishers). From the analysis it was found that activities were presented that is not reduced to linguistic analysis, however, most of the exercises was the comics, specifically the comic strips of marginalized way, always with the grammatical content learning objective, without being taken into consideration the direction of the strips, often unsuitable for the public to which the material is intended. Such an approach proves what they say the National Curriculum Parameters, under which the only aimed at checking the grammatical content work is exceeded by not allowing the formation of a critical citizen. Thus, our aim was to show that there are ways to propose exercises that explore the articulation of linguistic elements to visual, reading these multimodal texts, contributing greatly to the reader student education, assisting him in building critical awareness about what runs through your reality, thus allowing the school function is fulfilled and to form effectively a citizen, as established by PCN. The approach of comics focused on the production level as well as in non-verbal elements allied to verbal, can instigate the student's interest and become a powerful resource for the teacher, as exercising the work with texts composed by more than one method, which require joint information, activation of prior knowledge, inferences, exchange experience with colleagues, to be built one of the many possible meanings. Thus, it is possible to contribute in a significant way to the development of the construction process of meaning of these texts, helping students develop their reading capacity.