Navegando por Palavras-chave "ensino-aprendizagem"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Atividade de linguagem, gramática e processos criativos: reflexões sobre o ensino-aprendizagem do léxico.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-09-26) Silva, Sara Matos; Lopes, Marcia Cristina Romero; http://lattes.cnpq.br/1851257666639782; http://lattes.cnpq.br/4577290658415799O objetivo do presente trabalho é o de apresentar um estudo léxico-gramatical de base enunciativa que contribua, pela metodologia analítica nele observada, com propostas de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Para tal, apoiamo-nos na análise de uma unidade linguística específica, a palavra PÉ, a ser tomada como ilustração do modelo. Ao reconstituirmos a invariância semântica que lhe é própria e que sustenta os seus variados empregos, buscamos evidenciar as configurações que regulam os processos criativos nos enunciados e, mais particularmente, o processo de construção de sentido quando a unidade é posta em uso. Inscrito no referencial da Teoria das Operações Enunciativas, o trabalho concebe a invariância semântica como operações de natureza cognitiva mobilizadas na produção e compreensão dos sentidos elaborados pelos enunciados. A metodologia fundamenta-se na prática de reformulação controlada ou prática de glosa e visa a evidenciar, no que se refere à unidade estudada, a atividade operatória não consciente por meio da qual os enunciados são produzidos e compreendidos. Em situações didáticas, a criatividade, juntamente à prática de glosa, procura favorecer o raciocínio crítico do aluno ao auxiliar na promoção de atividades que viabilizem a aprendizagem reflexiva em relação ao funcionamento semântico-enunciativo da língua.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Práticas educativas na pandemia da COVID-19: sentidos e significados do trabalho remoto para professores universitários(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-26) Souza, Mariana; Martins, Edna; http://lattes.cnpq.br/1795407379797629; http://lattes.cnpq.br/5298396121056827A pandemia do Covid 19 alterou as relações humanas no mundo inteiro, além de ocasionar sérios impactos na educação brasileira. As práticas educativas foram alteradas de forma sistêmica em todo o território nacional, desde a educação básica até o ensino superior com desdobramentos que impactaram as interações entre discentes e docentes durante o percurso do ensino remoto. Nessa perspectiva, essa pesquisa teve como objetivo compreender os sentidos e significados do trabalho remoto na percepção de professores universitários, com relação às experiências de ensino/aprendizagem em ambiente virtual vividas no período pandêmico Para alcançar nosso objetivo, utilizamos metodologia de caráter qualitativo exploratório a partir de entrevistas semiestruturadas com professores(as) universitários da área de humanidades de uma Universidade pública de São Paulo. A análise de dados foi conduzida a partir da abordagem histórico-cultural de Vigotski. Os achados da pesquisa nos dão pistas para o debate sobre processos de ensino e aprendizagem que respeitem os limites humanos no que tange a qualidade de vida dos professores e alunos, sobretudo na compreensão desses processos organizados a partir do respeito às necessidades de interação social, e as formas de estar e construir conhecimentos na presença do outro.