Navegando por Palavras-chave "alunos bolivianos"
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- ItemAcesso aberto (Open Access)Imigração e violência escolar: o processo de inclusão escolar dos alunos identificados como bolivianos nas escolas públicas de São Paulo(Universidade Federal de São Paulo, 2021-12-17) Fuchs, Francis Armando dos Santos [UNIFESP]; Dias, Marian Ávila de Lima [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9676199805492735; http://lattes.cnpq.br/2771016811008826O objetivo deste trabalho é analisar a trajetória e o desempenho escolar bem como a eventual ocorrência de violência escolar contra os alunos identificados como bolivianos em escolas públicas, especialmente aquelas manifestações de violência expressas sob a forma de bullying e de discriminação decorrente do preconceito. A partir dos conceitos da Teoria Crítica da Sociedade, partimos da hipótese de que as péssimas condições de trabalho oferecidas à população imigrante e seus descendentes afetam negativamente a trajetória e a permanência escolar dos alunos identificados como bolivianos; e da hipótese de que o desempenho nas hierarquias escolares (oficial e não oficial) – ademais, as possíveis incidências de elementos associados às condições socioeconômicas dos alunos identificados como bolivianos, dadas as condições de competição e exclusão existentes em nossa sociedade – os colocariam em uma situação propícia a serem potenciais vítimas da violência escolar entre pares. Buscamos, assim, verificar e comprar o grau de inclusão das escolas e projetos participantes da pesquisa; apontar qual posição os alunos identificados como bolivianos ocupam na hierarquia escolar; verificar se há ocorrência de bullying e de discriminação decorrente do preconceito contra alunos identificados como bolivianos em comparação com os demais alunos; e investigar a trajetória escolar dos alunos identificados como bolivianos verificando o desempenho acadêmico, a permanência, a participação e a evasão no processo escolar, bem como o prosseguimento dos estudos e sua relação com o trabalho. A pesquisa foi desenvolvida em cinco instituições de ensino: três escolas públicas e dois projetos de organizações filantrópicas, estes acolhem os alunos daquelas escolas no contraturno. Participaram 103 alunos matriculados no Ensino Médio (estudantes identificados como bolivianos, bem como estudantes brasileiros que têm colegas identificados como bolivianos em suas turmas), cinco coordenadores/as pedagógicos/as (duas mulheres e dois homens) e cinco representantes da coordenação.