Navegando por Palavras-chave "Voluntariado"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Ascensão no mercado digital e motivações dos usuários do aplicativo de impacto social Ribon(Universidade Federal de São Paulo, 2020-10-16) Freitas, Helena Brito de [UNIFESP]; Pinochet, Luis Hernan Contreras [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/2869923054936837A partir de um cenário de crescimento e aparecimento startups, e em conjunto com inovações digitais e sociais, constatou-se uma ascensão de aplicativos com cunho social, os quais surgem com o intuito de cobrir lacunas de desenvolvimento sustentável que não são suportadas pelos setores já existentes, dando origem a organizações mistas, representadas pelo conceito de Negócios Sociais. Dentro do modelo inovativo em que estas empresas se colocam, configura-se um cenário imerso em um ambiente de soluções tecnológicas, e a partir destas tem-se o crescimento da utilização de aplicativos para a realização de ações voluntárias. Assim, neste trabalho foi dado enfoque na empresa Ribon, a qual constitui um modelo de doação digital de forma gratuita por meio da coleta de sua moeda virtual (chamada ribon) e posterior escolha do usuário do destino desta doação, formando assim um ciclo prático para realizar o desejo de se voluntariar principalmente por parte das gerações mais jovens, que se encontram em maior conexão via aparelhos móveis. O objetivo da pesquisa, o qual se configurou como verificar a abrangência de aplicativos de impacto social no cenário atual considerando o aplicativo Ribon para o estudo de caso, e focando nas questões que se referem as principais motivações para a utilização deste aplicativo dentro do mercado de apps encontrados nos sistemas majoritariamente utilizados por usuários de smartphones(Android e iOS), foi atingido por meio de análise com o software Iramuteq, resultando na dimensão “Inovação por meio de aplicativo social” e nas seguintes classes: “Impacto Altruísmo Eficaz”; “Tecnologia, Inovação e Gamificação”; “Motivação Social” e “Credibilidade no Uso do Aplicativo”. Conforme observado, as principais questões relativas a motivação dos usuários para doarem digitalmente através do aplicativo Ribon se encontram em construtos de altruísmo e na facilidade de uso e credibilidade do aplicativo, representados pelas classes que se mostraram mais relevantes no estudo, “Impacto Altruísmo Eficaz” e “Credibilidade no Uso do Aplicativo”. Além disso, foi possível concluir implicações gerencias advindas dos conceitos investigados no estudo acerca das partes envolvidas no processo de doação do app: a empresa em si, seus usuários, as empresas parceiras e as instituições que recebem os valores arrecadados.
- ItemSomente MetadadadosPrograma De Atendimento Voluntário Na Área Da Saúde Para População Brasileira De Baixa Renda(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018-10-25) Ribeiro, Joao Paulo Nogueira [UNIFESP]; Riera, Rachel [UNIFESP]; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introduction: The Brazilian Public Health System "Sistema Único De Saúde (Sus") Is One Of The Biggest Public Health Systems In The World. However, 87% Of The Users Rate Its Services Negatively. On The Other Hand, Non- Governmental Organizations (Ngos) Play An Important Role In Providing Health, Helping To Fill The System's Deficiencies. From The Perspective Of Health Professionals, There Is A Positive Perception Of Voluntary Services And Many Professionals Perform Free Services On Their Own. However, Usually They Report Being Difficult To Reconcile Voluntary Work With Their Daily Routine. Objectives: To Present The Process Of Creation And Development Of A Voluntary Health Care Program Available Through A Digital Platform. Methods: This Is A Descriptive, Cross-Sectional Study Of The Horas Da Vida Institute Database. This Work Was Divided Into Three Steps: (1) Description Of The Development Process Of The Voluntary Care Program In The Health Area Since Its Beginning Throughout The Years; (2) Description Of The
- ItemAcesso aberto (Open Access)Voluntariado corporativo no Brasil: adesão e seus impactos(Universidade Federal de São Paulo, 2023-06-27) Oliveira, Iasmin Miranda de [UNIFESP]; Brelàz, Gabriela de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5241645954064212; https://lattes.cnpq.br/5330861018374780O voluntariado corporativo é uma prática que está se tornando cada vez mais presente em empresas brasileiras como uma forma de promover a responsabilidade social corporativa e a valorização da imagem da organização perante a sociedade. O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura existente sobre o tema do voluntariado empresarial no Brasil a partir da análise da base de artigos científicos disponíveis no Google Acadêmico de 2001 a 2021. A pesquisa explorou as principais teorias e conceitos relacionados ao voluntariado empresarial, buscando entender as motivações das empresas para a implantação desses programas, bem como os impactos gerados nas comunidades atendidas e nos próprios colaboradores voluntários. Foram também analisados os principais desafios enfrentados pelas empresas na implementação e gestão de programas de voluntariado, com o intuito de identificar boas práticas que possam ser replicadas em outras organizações. Além disso, buscou-se compreender os benefícios e as competências adquiridas pelos participantes de um programa de voluntariado em uma empresa de grande porte do setor automotivo, por meio de entrevistas em profundidade com esses colaboradores. Com base no estudo, conclui-se que a implementação de programas de voluntariado corporativo traz benefícios tanto para as empresas e funcionários quanto para as comunidades atendidas. Os resultados destacam a importância do engajamento das organizações na responsabilidade social e ressaltam a necessidade de uma gestão eficiente para maximizar os impactos positivos do voluntariado.
- ItemAcesso aberto (Open Access)O voluntariado e a humanização do profissional de saúde fisioterapeuta em formação(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2018) Procopio, Laura de Jesus [UNIFESP]; Poletto, Patricia Rios [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/7170962317109623; http://lattes.cnpq.br/7653532105563135; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)O trabalho voluntário tem se mostrado bastante presente não apenas em ambiente hospitalar ou somente ligado a doenças, mas também em questões como preservação ambiental, ao combate à pobreza, a fome e ao abandono. O trabalho voluntário é definido no Brasil de acordo com a Lei 9.608/1998 como “atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive mutualidade” (BRASIL, 1998). Este estudo teve por objetivo verificar a participação dos estudantes do curso de fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista nas práticas do voluntariado e a sua relação com a formação. Foram selecionados estudantes do curso de fisioterapia da Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista que estavam regularmente matriculados no segundo semestre de 2018. Foi aplicada a versão brasileira do Inventário de Funções do Voluntariado - IFV modificado que teve como objetivo a caracterização da amostra, identificação do trabalho voluntário prestado, motivações para o ingresso e para o abandono das práticas além da percepção da importância do trabalho voluntário propriamente dito. Como resultado verificou a participação de apenas 58% daqueles que responderam no trabalho voluntário, além disso, apenas 34 % continua realizando atualmente. Foi possível evidenciar os principais motivos para o ingresso às práticas bem como os principais motivos do abandono destas. A partir do estudo, ficou clara a necessidade de se repensar sobre a distribuição de aulas teóricas, aulas práticas e a maneira de aprendizado oferecida ao estudante de fisioterapia da UNIFESP