Navegando por Palavras-chave "Violência sexual infantil"
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- ItemRestritoA importância da escola no combate à violência sexual contra as crianças e adolescentes: uma análise sobre homeschooling e educação sexual nas escolas brasileiras.(Universidade Federal de São Paulo, 2023-12) Sousa, Ana Karen Gomes de [UNIFESP]; Minhoto, Maria Angélica Pedra [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6564510847928702Este estudo tem como objetivo analisar a educação sexual no contexto escolar, contrastando-a com o Projeto de Lei 1.338/22, que propõe a legalização da educação domiciliar no Brasil. Busca-se compreender as motivações e principais argumentos que sustentam essa modalidade de ensino. A abordagem é qualitativa, visando avaliar o impacto potencial do PL 1.338/22 na vida das crianças no país, com ênfase nas preocupações relacionadas a possíveis aumentos não notificados ou subnotificados de casos de violência sexual. Este estudo proporciona uma análise crítica da interseção entre educação sexual, educação domiciliar e o bem-estar das crianças no Brasil, contribuindo para o debate em curso sobre políticas educacionais no país. Além disso, a pesquisa investiga o papel fundamental da educação sexual no Brasil como meio de prevenção e enfrentamento da pedofilia e dos abusos sofridos por crianças, destacando especialmente a importância das escolas nesse combate. O fechamento das escolas devido à pandemia de COVID-19 agravou a vulnerabilidade de muitos estudantes, tornando crucial a reflexão sobre a atuação da escola além de seus limites físicos. O problema central da pesquisa questiona como a educação sexual para crianças e adolescentes pode contribuir para a prevenção e combate à pedofilia e abusos, inclusive no ambiente doméstico, diante da alternativa do homeschooling . Através do papel protetor das escolas, mesmo em meio a debates sobre o ensino domiciliar e ideias conservadoras que impactam negativamente as políticas educacionais, fica evidente a necessidade de repensar a capacitação de educadores, promovendo um ensino centrado no respeito e na prevenção da violência sexual. A complexidade histórica da educação sexual no Brasil, com avanços e retrocessos influenciados por contextos políticos e sociais, deixa explícito a necessidade de reconhecimento da educação sexual como ferramenta essencial na prevenção de abusos, enfatizando sua integração natural na escola para identificação de casos e efetiva implementação de políticas públicas.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Violência sexual infantil e psicossomática: um estudo de revisão integrativa(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-19) Sato, Marina Mayumi Sant’Ana [UNIFESP]; Zihlmann, Karina Franco [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8737042226108033; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)Introdução: todos os anos são notificados no Brasil muitos casos de violência sexual infantil. Acredita-se ainda, que grande parte dos casos não são denunciados e a maior parte deles ocorrem em âmbito intrafamiliar. Frequentemente, vítimas dessa situação desenvolvem danos à saúde como, por exemplo, transtornos mentais e sintomas psicossomáticos. Objetivo: realizar uma revisão integrativa de literatura com vistas a identificar publicações de artigos científicos em periódicos indexados acerca do tema violência sexual infantil, transtornos mentais e Psicossomática, de modo a identificar qual o conhecimento científico disponível sobre essas temáticas. Método: trata-se de uma revisão integrativa da literatura com um levantamento de artigos científicos na base de dados Google Acadêmico. Foram selecionados apenas artigos científicos publicados entre 2000 e 2022, na íntegra, em revistas científicas indexadas, de acesso livre. A escolha dos termos foi construída a partir de uma composição de termos de busca no modo “com todas as palavras”: “abuso sexual” AND “infantil” AND “psicossomática”; além de “com no mínimo uma das palavras”: “abuso sexual” AND “infantil” AND “psicossomática”; e, ainda, “sem as palavras”: “revisão” AND “jurídico”. Não foram incluídos artigos fora dos parâmetros dos descritores, artigos pagos, teses, livros, citações, artigos de jornais, reportagens e artigos que só possuem o resumo e revisões sistemáticas. Resultados: A seleção final de artigos foi categorizada segundo a técnica de Análise de Conteúdo do tipo temática. Do total de 120 artigos encontrados, somente cinco foram incluídos na amostra final. Os artigos foram categorizados em seis temáticas: 1. Aspectos históricos; 2. Abusos intrafamiliares e extrafamiliares; 3. Características da situação de abuso; 4. Consequências para as vítimas; 5. Estratégias de tratamento; 6. O contexto das políticas socias e de segurança pública: o que dizem os dados levantados pelas pesquisas. Considerações finais: Apesar de o presente trabalho se limitar à análise de artigos provenientes de uma única base de dados, o Google Acadêmico, excluindo-se revisões de literatura e artigos que não sejam de Língua Portuguesa, notou-se a necessidade de realização de mais pesquisas que relacionem abuso sexual infantil e aspectos psicossomáticos.