Navegando por Palavras-chave "Vigotski pedagogy"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)Experimentação de química no contexto da pandemia(Universidade Federal de São Paulo, 2022-07-21) Pereira, Rafaella Gogora [UNIFESP]; Lourenço, Ana Valéria Santos de [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5210899977507748Os processos de transformação da matéria estão presentes na rotina das pessoas, desde a hora em que acordam e preparam seu café da manhã até a hora em que voltam para casa em algum tipo de transporte. Apesar dessa presença constante no cotidiano, os alunos costumam apresentar certa resistência ao ensino de química. Por meio das atividades experimentais os alunos podem aprender algo novo, fixar ou reelaborar seus conhecimentos enquanto desenvolvem interações sociais, podendo aumentar o interesse e confiança deles. Com o avanço da Covid-19, não só os alunos do ensino básico, mas também os futuros docentes perderam o acesso às aulas práticas experimentais e o contato com os colegas e professores. Este trabalho investigou, por meio de pesquisa bibliográfica de artigos publicados neste período pandêmico se a falta de interação presencial interferiu na aprendizagem e desenvolvimento cognitivo dos futuros docentes da licenciatura em química. Mesmo à distância e em meio a tantas dificuldades, os professores e estudantes adaptaram suas metodologias ao modelo de ensino remoto, as aulas experimentais não puderam atingir seus objetivos plenamente, porém o conteúdo pôde ser ministrado.