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- ItemAcesso aberto (Open Access)Análise de entendimento e atitudes relacionadas à nutrição de atletas brasileiros(Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), 2021) Vertematti, Silvana [UNIFESP]; Andrade, Marilia dos Santos [UNIFESP]; Meyer, Flávia; http://lattes.cnpq.br/4402586609843344; http://lattes.cnpq.br/8618739762906389; http://lattes.cnpq.br/5241195740240677; Universidade Federal de São PauloBoas Práticas Alimentares são fundamentais para o desempenho esportivo. Contudo, muitos atletas apresentam dificuldades em escolher alimentos e hidratação adequadamente. Isso pode estar associado à falta de informação correta. Objetivos: (i) identificar e (ii) comparar a frequência de entendimento e atitudes adequadas em questões relacionadas à nutrição de atletas brasileiros de alto rendimento dos sexos masculino e feminino. Métodos: estudo descritivo transversal multicêntrico baseado em dados coletados de questionário respondido por atletas brasileiros, sendo 67 do sexo feminino e 61 do sexo masculino com idades entre 24,6±5,1 e 25,5±5,8 anos, respectivamente, participantes dos Jogos Pan-Americanos de 2015 (Canadá). Resultados: a necessidade de ingerir mais calorias em dias de treinos intensos é entendida por 56,7% das atletas femininas e por 65,5% dos atletas masculinos (a chance de as atletas femininas responderem corretamente é 0,69 da chance do atleta masculino); a necessidade de adequar essa ingestão em dias de descanso é entendida por 77,6% das atletas femininas e por 75,4% dos atletas masculinos (atletas femininas têm 1,13 mais chance de responder adequadamente); e a recomendação de comer nos 45-60 minutos após o treino é entendida por 32,8% das atletas femininas e 8,1% dos atletas masculinos, e as atletas femininas entendem significativamente melhor (5,47 vezes mais chances de responder melhor). Todos os atletas entendem que vitaminas e suplementos minerais são fontes energéticas para o corpo. Pequena porcentagem de atletas femininas (7,4%) e masculinos (14,7%) entende a importância de comer frutas e vegetais para obter vitaminas e minerais (a chance de a atleta feminina responder corretamente a essa questão é 0,46 da chance do atleta masculino). Sobre hidratação, 8,9% das atletas femininas e 3,2% dos atletas masculinos entendem que beber água é insuficiente para repor o que é perdido no suor (atletas femininas têm 2,9 vezes mais chances de responder corretamente); 89,5% das atletas femininas e 75,4% dos atletas masculinos entendem que bebidas esportivas são para treinos mais longos do que uma hora (atletas femininas têm 2,79 vezes mais chances de responder corretamente). Apenas 25,3% das atletas femininas e 9,8% dos atletas masculinos entendem que nem todos os suplementos foram testados quanto à eficiência e à segurança, e atletas femininas responderam significativamente melhor, tendo 3,11 vezes mais chance de acertar essa questão do x que os atletas masculinos (p<0,05). Quanto à ingestão proteica, 48,4% das atletas femininas e 49,1% dos atletas masculinos estão atentos a ingeri-la, independentemente da fonte. Quanto à suplementação proteica, 59,7% das atletas femininas e 70% dos atletas masculinos geralmente são orientados por profissionais, e as atletas femininas apresentam chance de responder corretamente 0,63 da chance de que os atletas masculinos têm de procurar orientação adequada. Entretanto, poucos (19,4% das atletas femininas e 29,5% dos atletas masculinos) usam suplementação pelo motivo correto, e as atletas femininas apresentam chance de responder corretamente a essa questão 0,57 da chance do atleta masculino. Conclusão: os achados sugerem que alta frequência de atletas femininos e masculinos apresentam entendimento e atitudes inadequadas quanto à nutrição e à hidratação.
- ItemAcesso aberto (Open Access)Retextualização da bula de medicamentos(Universidade Federal de São Paulo, 2022-12-13) Vieira, Aylla Karolline Nunes [UNIFESP]; Elias, Vanda Maria da Silva [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/5556032934598086; http://lattes.cnpq.br/8320870060925967Esta pesquisa tem como tema um estudo sobre a retextualização da bula de medicamentos e o seu principal objetivo é identificar e analisar estratégias usadas no processo de retextualização referente a esse tipo de produção. Quatro questões orientam a investigação: 1) Quais as principais estratégias envolvidas na retextualização da bula de medicamento do profissional da saúde para a bula do paciente, na perspectiva das recomendações de órgãos oficiais da Saúde para as indústrias farmacêuticas? 2) Quais as principais estratégias envolvidas na retextualização da bula realizada oralmente por pacientes? 3) Quais as principais estratégias envolvidas na retextualização da bula realizada oralmente por agente da saúde? 4) O que os dados revelam sobre a retextualização e a atividade de leitura e compreensão da bula nos contextos de interação referidos nas questões anteriores? Os dados para análise foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas a seis pacientes idosos e agente de saúde, todos residentes na comunidade São João de Sene, município de Tanque do Piauí (PI). Com a ancoragem teórica de estudos sobre o texto desenvolvidos na Linguística Textual em sua abordagem sociocognitiva e interacional, especialmente sobre o processo de retextualização (MARCUSCHI, 2010, [2001]) , bem como de estudos sobre a bula de medicamentos, a análise dos dados ocorreu em três etapas: 1ª) comparação e análise das bulas de medicamento nas versões endereçadas ao profissional de saúde e ao paciente; 2ª) descrição e análise das estratégias de retextualização da bula empregadas por pacientes idosos e agente de saúde; 3ª) discussão das estratégias de retextualização relacionadas a fatores implicados na leitura e compreensão da bula. Resultados relacionados ao processo de retextualização, na perspectiva das indústrias farmacêuticas, indicam o uso das estratégias de acréscimo, eliminação, substituição e reordenação tópica/subtópica na reformulação da bula, visando a interesses e necessidades de pacientes. Em se tratando das atividades retextualizadoras realizadas oralmente pelos participantes idosos da pesquisa, os resultados obtidos revelam o uso destacado das estratégias de acréscimo, eliminação e substituição com objetivos distintos que, no conjunto, dizem muito sobre a compreensão que esses leitores têm da bula, particularmente, da parte alusiva à finalidade do medicamento e dosagem a ser tomada. Da análise das práticas retextualizadoras de agente da saúde em interação com pacientes, os resultados apontam, sobretudo, o uso de estratégias de acréscimo, eliminação e substituição, com o intuito de que pacientes entendam e sigam as recomendações contidas na bula. De modo geral, o conjunto dos resultados obtidos com esta pesquisa permite reforçar o pressuposto assumido neste trabalho de que a retextualização é um processo dependente da leitura e compreensão do texto base, demandando, por conseguinte, atenção a conhecimentos múltiplos dos envolvidos no movimento interacional.