Navegando por Palavras-chave "Uberization"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcesso aberto (Open Access)O motorista de aplicativo e a falácia do empreendedorismo(Universidade Federal de São Paulo, 2023-11-21) Alberto, Lucas Fernandes [UNIFESP]; Nogueira, Claudia Mazzei [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/8369552901224819; http://lattes.cnpq.br/4689590730997071; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)A chamada uberização é um dos maiores e mais recentes expoentes da crescente agudização da precarização do trabalho. Tornada possível com a popularização dos smartphones e a expansão das Tecnologias da Informação e Comunicação, esta modalidade de trabalho precarizado encontrou terreno fértil na atual conjuntura de desmantelamento dos direitos trabalhistas e catástrofe pandêmica. Os motoristas de aplicativo são o maior exemplo dessa realidade - embora um grupo heterogêneo quanto à idade, escolaridade e raça, todos são igualmente expostos às imposições de um todo-poderoso aplicativo. O presente trabalho tem por objetivo analisar essa relação e a existência (ou não) de um vínculo empregatício entre a plataforma Uber e o imenso contingente de motoristas “parceiros” (mais de 1 milhão, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2019). Também tem o objetivo de elencar a atual postura do Governo Federal no primeiro ano da gestão do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva com suas tentativas de regulamentação, e as recentes decisões judiciais acerca do tema.
- ItemAcesso aberto (Open Access)A uberização e suas estrelas: uma proposta de gestão algorítmica do trabalhador just in time baseada em indicadores estratégicos de desempenho(Universidade Federal de São Paulo, 2022-02-08) Silva, Yago Bruno Costa [UNIFESP]; Barros, Regina da Silva de Camargo [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/9579445179400936; http://lattes.cnpq.br/3670854296415116O capitalismo vem se transformando rapidamente rumo a era da pura tecnologia e plena interação entre homem e máquinas, um reflexo marcante disso é o crescimento da “uberização”, termo esse que retrata o uso de aplicativos digitais na construção da prestação de serviço informal que é rankeada diretamente pelo consumidor em relação ao seu grau de satisfação com o produto, serviço e/ou empresa que lhe atendeu. Este trabalho tem como objetivo analisar se essas ferramentas (em específico a que cria uma ponte entre restaurantes, entregadores e consumidores) cumprem com seu objetivo de otimizar e melhorar o trabalho das empresas no que é proposto, observando de que forma as empresas lidam com as informações recebidas e como elas conseguem utilizar essas informações para tomada de decisões eficientes.