Navegando por Palavras-chave "Traumas"
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- ItemEmbargoTranstorno de estresse pós-traumático entre universitários brasileiros no retorno das aulas presenciais durante a pandemia de Covid-19(Universidade Federal de São Paulo, 2023-03-30) Silva, Luciana Oliveira Taliano da [UNIFESP]; Ribeiro, Alessandra Mussi [UNIFESP]; Tucci, Adriana Marcassa [UNIFESP]; http://lattes.cnpq.br/6278405456405903; http://lattes.cnpq.br/7373640456805525; http://lattes.cnpq.br/9895166806287809Uma experiência que ameaça a si mesmo ou a uma pessoa próxima pode ser caracterizada como um evento estressor. Ao longo da história, a população mundial tem enfrentado diversas exposições a estressores traumáticos. O Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) se caracteriza pela presença de sinais e sintomas relacionados à vivência de situações traumáticas e estressantes. A pandemia da COVID-19 tem sido descrita como um evento potencialmente traumático/estressor, que gera impactos negativos em diversos aspectos da sociedade, incluindo na saúde mental dos indivíduos, e muitos estudos sobre saúde mental e a pandemia vêm sendo desenvolvidos. Recentemente a saúde dos estudantes universitários tem sido investigada principalmente devido às mudanças ocorridas no período de pandemia, o que levou a um aumento de doenças neuropsiquiátricas. O presente estudo teve como objetivo investigar a presença de TEPT em estudantes universitários da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) do Campus Baixada Santista, no retorno das aulas presenciais durante o período de pandemia COVID-19. Trata-se de um estudo quantitativo e transversal, no qual foram utilizados os seguintes instrumentos para a coleta de dados: questionário sociodemográfico, World Health Organization Quality of Life (WHOQOL-bref), Check List de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (PCL-5), Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh (PSQI) e Questionário sobre Traumas na Infância (QUESI). Quatrocentos e dois universitários participaram do estudo e concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido. Nossos resultados mostraram uma frequência de resposta do gênero feminino (77,3%), declaração do desejo de trancamento em algum semestre (57,6%) e a definição do estado de saúde mental “média” (50,8%) ou “ruim” (40,1%). Em relação à qualidade de vida dos estudantes foi observado um baixo escore para os quatro domínios avaliados: físico (2,8 ± 0,5), psicológico (3,0 ± 0,7), relações sociais (3,3 ± 0,9) e meio ambiente (3,4 ± 0,6). A avaliação de qualidade do sono mostrou má qualidade do sono em 57,3% da amostra e foi verificado a presença de distúrbio do sono em 33,6% dos estudantes. Os traumas na infância e ou adolescência mais relatados foram abuso emocional e negligência emocional, contudo com baixo nível de exposição aos traumas. Em relação ao risco de TEPT, 52,9% dos estudantes participantes apresentaram critérios para o desenvolvimento do transtorno. Os resultados sugerem que os estudantes da UNIFESP Campus Baixada Santista estão com sua saúde mental afetada, com alto risco de desenvolvimento de TEPT e alta frequência distúrbios do sono.